Lula x Bolsonaro: pesquisas mostram como está o confronto na véspera da eleição
Às vésperas das eleições de 2022 que acontecem neste domingo (2) em todo o Brasil, na noite deste sábado (1º) foram divulgados os resultados das últimas pesquisas para candidato à presidência. Duas pesquisas foram disponibilizadas, uma pelo instituto de pesquisas do Grupo Folha (Datafolha) e a outra pela Pesquisa Ipec. Confira os resultados dos dois levantamentos.
Em ambas as pesquisas, considerando a margem de erro, há possibilidade de que Lula (PT) e Bolsonaro (PL) voltem a se confrontar no segundo turno. Caso isso ocorra, as eleições já estão agendadas para o dia 30 de outubro.
Datafolha mostra possibilidade de segundo turno
No cenário apontado pela instituição, a possibilidade da disputa eleitoral pela Presidência ser definida já no primeiro turno segue incerta. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) somou 50% dos votos válidos, contra 36% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Ambos mantém os mesmos números apontados pela pesquisa anterior do Datafolha, de 29 de setembro.
Na sequência aparece a inversão de posições entre a senadora emedebista e o ex-ministro pedetista. Simone Tebet (MDB) aparece com 6% dos votos válidos e Ciro Gomes (PDT) soma 5%. O candidato Felipe d’Avila (NOVO) não chega a 1% dos votos válidos.
Veja a situação dos principais candidatos, segundo o Datafolha:
- Lula (PT): 50% (tinha 50% no levantamento anterior)
- Jair Bolsonaro (PL): 36% (tinha 36% no levantamento anterior)
- Simone Tebet (MDB): 6% (tinha 5% na pesquisa anterior)
- Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
Os votos válidos excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. O Datafolha entrevistou 12.800 pessoas em 310 cidades. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-00245/2022.
Ipec sinaliza chance de vitória de Lula
Já a pesquisa Ipec apontou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 51% dos votos válidos e chance de vencer a disputa pelo Palácio do Planalto já neste domingo, contra 37% de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, pela margem de erro, um novo confronto, no segundo turno, pode ocorrer.
Lula oscilou 1 ponto para baixo em relação ao levantamento anterior do Ipec, divulgado dia 26, enquanto Bolsonaro variou 3 pontos para cima. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. Na sequência, os demais candidatos não mudaram de situação, com exceção de Ciro Gomes (PDT), que ganhou 1 ponto percentual.
Confira os números da pesquisa Ipec:
- Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 51% (tinha 52% no levantamento anterior)
- Jair Bolsonaro (PL): 37% (antes estava com 34%)
- Ciro Gomes (PDT): 5% (tinha 6% no levantamento anterior)
- Simone Tebet (MDB): 5% (tinha 5% na pesquisa anterior)
- Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
- Felipe d’Avila (Novo): 1% (tinha 1% no levantamento anterior)
Os votos válidos excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. A pesquisa foi realizada entre quinta-feira e este sábado. O Ipec entrevistou 3.008 pessoas em 183 cidades do País. De acordo com a Resolução-TSE n.º 23.600/2019, essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-00999/2022.