Melhora na educação é assunto no debate à Prefeitura de Curitiba

Em um embate entre Roberto Requião (Mobilização) e Andrea Caldas (PSOL), foi discutido sobre a valorização dos profissionais da educação

Publicado em 9 ago 2024, às 01h08. Atualizado às 01h33.
POST 7 DE 9

A melhora na educação foi assunto no debate da noite desta quinta-feira (8) entre os candidatos à Prefeitura de Curitiba. Roberto Requião (Mobilização) e Andrea Caldas (PSOL) discutiram e apresentaram suas propostas sobre o tema.

Privatização das escolas é questionada por candidatos à Prefeitura de Curitiba (Foto: Lucilia Guimarães/ Prefeitura de Curitiba)

Roberto Requião destacou a importância de garantir igualdade de acesso à educação de qualidade em todas as regiões da cidade. Segundo ele, enquanto os moradores de bairros centrais podem escolher escolas públicas de alta qualidade, as áreas periféricas muitas vezes carecem de instituições com o mesmo nível de excelência, o que prejudica as oportunidades das crianças de baixa renda.

Requião propôs a criação de escolas integrais em toda a cidade, além de retomar e expandir a construção de creches, um projeto que ele considera essencial, dado o crescimento populacional desde sua última gestão. Ele também enfatizou a importância da formação continuada dos professores.

Roberto Requião Eleições 2024
Roberto Requião é candidato à Prefeitura de Curitiba pelo Mobiliza (Foto: Reprodução / Band)

Andrea Caldas expressou preocupação com as propostas de privatização da gestão educacional, uma tendência que ela critica fortemente. Caldas destacou que a ideia de transferir a gestão das escolas para a iniciativa privada, como defendido pelo governador Ratinho Junior (PSD), é um erro.

“Parece-me um contrassenso que a pessoa se eleja e quando ela assume, ela diz que não pode gerir aquele equipamento público e vai passar para a iniciativa privada. Ora, se não tem competência para gerir, é melhor não se candidatar”, disse Andrea.

Adrea Caldas
Andrea Caldas é candidata à Prefeitura de Curitiba pela Federação PSOL-REDE (Foto: Reprodução / Band)

Valorização dos profissionais da educação

Requião também destacou que a chave para o sucesso da educação não está apenas em equipamentos e infraestrutura, mas principalmente na valorização dos profissionais da educação.

“A educação precisa de equipamentos bem organizados, eficientes. Mas o coração da educação, assim como da saúde e da assistência, são os seus profissionais”, afirmou Requião.

Requião argumentou que investir em bons salários e na formação continuada dos professores é essencial para garantir que os melhores profissionais queiram ingressar e permanecer na carreira pública. “Não adianta pagar software, fazer licença, comprar material didático se aquele que tem que desenvolver a tarefa, que é o professor, o profissional da educação, está desmotivado”, disse o candidato.

Andrea Caldas concordou com Requião sobre a importância de valorizar os profissionais da educação, lembrando sua própria experiência como professora da rede pública.

“Nós precisamos que os melhores profissionais queiram ser professores, educadores, servidores públicos da nossa cidade”, afirmou. Ela mencionou que, quando ingressou no serviço público em 1988, o concurso era extremamente concorrido, e a carreira oferecia uma remuneração atraente, superior à da iniciativa privada.

Andrea enfatizou a necessidade de criar condições de trabalho adequadas, programas educacionais que respeitem a autonomia e a criatividade dos professores, e evitar qualquer tentativa de privatização ou militarização da gestão escolar.

“Nós vamos fazer isso com atratividade da carreira, com bons salários, com condições de trabalho e com programas educacionais que, ao invés de controlar o professor, dê ao professor e invista na sua capacidade criativa”, destacou.

O primeiro debate com candidatos à Prefeitura aconteceu na Band, com início às 22h30. Ainda antes do início, o debate foi marcado por uma polêmica. A pré-candidata Cristina Graeml foi desconvidada do programa pouco antes de chegar à emissora devido a dúvidas jurídicas sobre sua candidatura.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.