Moção de repúdio à Janja é aprovada por comissão na Câmara
O pedido é devido ao xingamento da primeira-dama ao dono do X Elon Musk
Uma moção de repúdio contra a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara, na última quarta-feira (27), por 14 votos a 5.
O motivo da moção é devido ao xingamento da primeira-dama contra o empresário e dono do X Elon Musk, quando participava de um evento do G-20.
O episódio ocorreu em 16 de novembro, durante uma palestra sobre combate à desinformação no Cria G-20, realizada no Rio de Janeiro. Durante a fala, foi possível ouvir uma buzina de navio ao fundo, atrapalhando o discurso. Em resposta, Janja comentou: “Alô, acho que é o Elon Musk… Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you, Elon Musk”.
Leia mais:
- Paulo Opuszka deixa PT para apoiar Eduardo Pimentel em Curitiba
- Em maior cotação do dólar desde o incício do Plano Real, moeda fecha terça (27) a R$ 5,91
O xingamento em inglês foi feito enquanto Janja defendia a regulação das plataformas digitais. Musk, proprietário do X (antigo Twitter), posiciona-se contra a medida. Na plataforma, ele rebateu dizendo que o governo atual vai “perder a próxima eleição”.
O pedido de repúdio é de caráter simbólico e não tem consequências práticas. A monção é apresentada pelos deputados Zucco (PL-RS) e General Girão (PL-RN) e subscrito por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).
Para os parlamentares, a postura adotada pela primeira-dama é “incompatível com o decoro exigido em eventos oficiais” e “demonstra falta de responsabilidade e sensibilidade em relação ao papel que exerce como representante simbólica da nação, em um evento de tamanha visibilidade”.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!