Match Político: Grupo RIC prepara plataforma para ajudar na escolha de candidatos nas eleições de 2022
O Grupo RIC está concluindo o Match Político 2022, uma plataforma online com objetivo de auxiliar na escolha dos candidatos a senador, deputado federal e estadual do Paraná. A ferramenta funcionará como uma espécie de “Tinder eleitoral”, no qual aparecerá no resultado final os candidatos mais próximos das convicções do eleitor.
Leia também:
- Saiba quais são os gastos e as arrecadações de campanhas nas Eleições 2022
- Eleitor que se recusar a entregar celular não poderá votar, diz TSE
- Confira como fazer denúncias de irregularidades eleitorais pelo app Pardal
A plataforma ficará disponível no portal O Voto na RIC. O eleitor vai responder a um questionário que vai definir o seu posicionamento político e indicar os candidatos que possuem mais afinidade. Os candidatos também responderam as mesmas questões que os eleitores. Na fase atual, os candidatos estão respondendo o questionário para alimentar o banco de dados que será usado em breve.
No final do teste, a plataforma apresentará que políticos deram as respostas mais próximas do eleitor, “dará um match” e aparecerá entre as opções na página do usuário. O eleitor também poderá fazer filtros através de partido, gênero, causas e até religião para encontrar candidatos que possuem mais interesse. É a segunda vez que o Grupo RIC proporciona a ferramenta. A primeira foi durante as eleições de 2020 para a escolha dos vereadores.
Jeulliano Pedroso, jornalista, cientista político e criador do Match Político, disse que o principal objetivo da plataforma é garantir com que as pessoas identifiquem candidatos legislativos que tem pautas e bandeiras muito próximas a do eleitor. “Quanto mais as pessoas conseguem olhar para quem está no parlamento e se identificam com elas, maior é a confiança nas instituições”, destaca.
Segundo o cientista, o Match Político possibilita que o usuário conheça as ideias dos pretensos parlamentares que nem sempre estão visíveis em suas campanhas eleitorais. “Muitas vezes os candidatos fogem de alguns temas e de algumas ideias. O Match proporciona que essas questões sejam respondidas e que se tenha visibilidade sobre elas”, dizendo que assim o eleitor consegue fazer uma escolha melhor informado.