Eleitores que não votaram nas Eleições Municipais de 2024 têm 60 dias para justificar a ausência. Considerando o dia de primeiro turno deste domingo (6), o prazo vai até dia 5 de dezembro.

Não votou? Confira como justificar ausência nas Eleições 2024
O voto é facultativo para pessoas maiores de 70 anos ou jovens entre 16 e 18 anos (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Como o voto é obrigatório no Brasil para cidadãos entre 18 e 69 anos, é necessário justificar a ausência nas urnas. Contudo, não é preciso esperar até depois do primeiro turno para realizar a justificativa.

Leia também:

Durante o dia da eleição era possível justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral, disponível para Android e iOS. Além disso, pontos físicos dos tribunais regionais eleitorais (TREs) ficaram disponíveis para isso no dia do pleito.

Caso a ausência não seja justificada três vezes, o eleitor é considerado faltoso. Por isso, o cidadão pode ter o título cancelado, ficando impedido de tirar passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino e tomar posse de cargos públicos após prestar concurso.

Para justificar através do e-Título, basta preencher os dados solicitados no aplicativo, que serão direcionados ao juiz eleitoral. Por fim, o eleitor também deverá pagar R$ 3,51 de multa para cada turno no qual esteve ausente. 

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mariana Gomes

Repórter

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.

Formada em Jornalismo pela PUCPR, especialista na área de Esportes, Cultura e Segurança, além de assuntos virais da internet e trends das redes sociais.