Chico Brasileiro foi eleito o novo prefeito de Foz com 67% dos votos válidos (Foto: Reprodução/Facebook)

Resultado não será homologado até que o TSE divulgue parecer sobre recurso do outro candidato Paulo Mc Donald, que teve candidatura indeferida pela Justiça

Apesar de ter conquistado 67,88% dos votos válidos, Chico Brasileiro (PSD), que ficou em primeiro lugar nas eleições para prefeito de Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, deste domingo (2), ainda não terá o mandato homologado. O candidato recebeu 54.488 votos.

A decisão dos juízes eleitorais da cidade ocorre porque o candidato Paulo Mc Donald Ghisi (PDT), que conquistou mais votos que o concorrente, um total de 58.163, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa. Por causa disso, os votos atribuídos a ele são considerados nulos. Mc Donald espera o parecer de um recurso que deve ser avaliado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Caso a decisão do TSE seja favorável ao candidato, os votos recebidos por ele serão considerados válidos. Se isso não acontecer, deve haver uma nova eleição para prefeito na cidade. 

A Justiça Eleitoral tem um prazo até o dia 1º de novembro para divulgar o resultado, lembrando que o prazo do TSE pode ser diferente. Os juízes da cidade esperam que a decisão do julgamento do recurso pelo TSE ocorra até o dia 18 de dezembro. No dia 19 de dezembro está marcada a diplomação dos eleitos, mas se a decisão não sair até este dia e não houver tempo hábil para uma nova eleição, quem assumirá o mandado no dia 1º de janeiro de 2017 deve ser o presidente da Câmara Municipal. 

Além dos dois, a cidade tinha outros três candidatos à prefeitura. Phelipe Mansur (REDE), que teve 23.572 votos (29,36%); Doutor Barros (PSC), que conquistou 1.492 votos (1,86%) e Tulio Bandeira (PROS), que ficou com 721 votos, equivalente a 0,90% dos votos válidos.

Confira a lista de vereadores eleitos em Foz:

Nanci Rafagnin Andreola (PDT)
Elizeu Liberato (PR)
Celino Fertrin (PDT)
Marcio Rosa (PSD)
João Miranda (PSD)
Ines da Saúde (PSD)
Queiroga (DEM)
Jeferson Brayner (PRB)
Edilio Dall’Agnol (PSC)
Beni (PSB)
Protetor Jorge (PTB)
Rogerio Quadros (PTB)
Anice (PTN)
Darci Drm (PTN)
Rudinei de Moura (PEN)