O interesse de jovens em política é o tema do Ponto de Vista – Especial Eleições

Cerca de 73 mil jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições deste ano no Paraná, em 2020 o número era 36 mil

por Lucas Novak
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 5 set 2024, às 12h50.

No “Ponto de Vista – Especial Eleições” desta quinta-feira (5), Manuella Niclewicz recebe o diretor legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) e coordenador do programa Parlamento Universitário, Dylliardi Alessi, e o professor, mestre e doutor em ciência política, Eduardo Miranda, para discutir o interesse dos jovens em política.

O interesse de jovens em política é o tema do Ponto de Vista – Especial Eleições
Jovens entre 16 e 17 anos não são obrigados a votar (Foto: Ilustração/ Pexels)

No Paraná, cerca de 73 mil jovens entre 16 e 17 anos estão aptos a votar nas eleições deste ano. Nas eleições de 2020, o número era bem menor, cerca de 36 mil jovens tiraram o título de eleitor, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Como esse público não é obrigado a votar, em 2020 quase 8 mil não compareceram ao local de votação.

Convidados

Dylliardi Alessi é graduado em Direito e em Administração de Empresas, com especialização em Direito Eleitoral. Ele atua como diretor legislativo na Assembleia Legislativa do Paraná, Conselheiro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações, do DETRAN/PR, e advogado nas áreas empresarial, tributária, administrativa e eleitoral.

Leia também:

Eduardo Soncini Miranda é doutor e mestre em Ciência Política pela UFPR, com graduação em Ciências Sociais. Pesquisador nos grupos NEP, DIRPOL (UFPR) e PAIDEIA (UNICAMP), tem experiência em Ciência Política e Educação. Atualmente, é cientista político na SM Consultoria e professor/coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais na Faculdade UNINA.

O “Ponto de Vista – Especial Eleições” é transmitido diariamente na Jovem Pan News Curitiba e no canal do YouTube da Jovem Pan – Grupo RIC às 15h.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.