Eleições 2022: Saiba o que levar para votar
Para votar é obrigatório apresentar um documento oficial com foto que comprove sua identidade, como: carteira de trabalho, RG, carteira nacional de habilitação (CNH) ou passaporte. Para quem preferir, também é possível usar uma via digital do título de eleitor (E-Título). Pelo app, é possível ver dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.
- Leia mais: Eleições 2022: candidatos ao governo do PR somam mais de R$ 110 mil em propagandas no Facebook
O que levar para votar?
Além dos documentos, o eleitor também pode levar para a cabine de votação uma anotação com o número do candidato – a chamada “cola eleitoral”. A medida é recomendada para diminuir o tempo de permanência na seção eleitoral.
Importante ressaltar que nas eleições gerais de 2022, os eleitores terão que entregar os celulares aos mesários antes de acessar a cabine de votação na seção eleitoral. A medida foi aprovada por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste ano, através de alterações na Resolução nº 23.669.
O objetivo, segundo o TSE, é garantir o sigilo do voto previsto na Constituição Federal, além de evitar eventuais coações aos próprios eleitores.
Confira a lista para não esquecer nada:
- Via digital do título de eleitor (e-Título);
- Documento com foto, como RG, passaporte, habilitação, carteira de trabalho;
- Máscara (não obrigatório);
- Caneta (não obrigatório);
- Anotação com número dos candidatos.