Paraná está abaixo da média nacional de candidatos negros nas Eleições 2024
Entre todos os estados do Brasil, o Paraná é o terceiro que menos tem candidatos negros, à frente apenas de Santa Catarina (4%) e Rio Grande do Sul (5%)
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que 14% dos candidatos nas Eleições 2024 do Paraná são negros. Esse número está abaixo da média nacional que é de 36%.
Já o número de eleitores que se declaram como negros no Paraná é de 39%. Como comparação, o percentual da população negra total do Estado é de 34% – segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE).
Entre todos os estados do Brasil, o Paraná é o terceiro que menos tem candidatos negros, à frente apenas de Santa Catarina (4%) e Rio Grande do Sul (5%).
Já os estados que mais possuem candidatos negros são o Amapá (80%), Acre (78%), Amazonas (70%), Pará (65%) e Bahia (64%).
Em 24 Estados os candidatos negros são subrepresentados, ou seja, a participação de negros na população é superior à sua participação entre os candidatos a prefeito.
Leia também:
- 20 cidades do Paraná terão apenas um candidato a prefeito nas Eleições 2024
- Confira os prefeitos eleitos em Curitiba desde as urnas eletrônicas
- Paraná tem histórico de eleições municipais decididas no segundo turno
O recorte profissional dos candidatos demonstra proximidade entre brancos e negros. Os empresários lideram entre as duas etnias, seguidas por prefeitos e advogados.
Já a análise entre os partidos políticos aponta que apenas quatro das 29 legendas tem mais candidatos a prefeito negros do que brancos: Avante, PSOL, PMB e PC do B.
“Essas diferenças sugerem que o retrato da sociedade é diferente entre a população e os candidatos que pleiteiam a chefia do executivo municipal. Essa diferença entre a identificação da população e a ocupação dos cargos eletivos é um obstáculo para a diversidade e a pluralidade na política”, avalia o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.
O CNM considerou para o estudo os candidatos com deferimento de candidatura ou que estão aguardando julgamento, segundo os dados do TSE. Segundo o levantamento, extraído em 18 de setembro de 2024, 14.824 candidaturas se encontram nessa situação, de um total de 15.562 (95%).
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui