Paraná é o estado com maior número de crimes eleitorais, diz secretário de Segurança
Em coletiva de imprensa realizada na tarde deste domingo (2), o secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, afirmou que a votação ocorre de forma tranquila, sem situações graves. No entanto, o Paraná é o estado com maior número de crimes eleitorais do Brasil até o momento, conforme o próprio secretário. No último boletim divulgado pela SESP-PR, às 15h, há o registro de 71 crimes eleitorais.
- Leia mais:
A ação conjunta das forças de Segurança Pública do Paraná durante o primeiro turno das eleições está sendo acompanhada por Mesquita em tempo real, diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), em Curitiba. Toda a atividade é coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília.
“Até o momento nós não tivemos ocorrências graves, o plano de segurança tem funcionado, não tivemos relato também de problemas graves na coleta dos dados por parte da Justiça Eleitoral. No entanto, o Paraná, até o boletim das 15h, tem sido o estado que mais registrou ocorrências. Nós temos agora, até o boletim das 15h, 71 casos registros de crimes eleitorais, entre eles 3 casos de compra de votos, 16 casos de boca de urna e 43 casos de propaganda irregular. Não tivemos nenhum caso de violação de sigilo de voto e nenhum caso de transporte ilegal de eleitores”, explicou o secretário.
Wagner Mesquita ainda disse que o número maior no Paraná pode ocorrer pois o estado possui 399 municípios e o “boletim de ocorrência é unificado, ele facilmente possibilita a integração dos bancos de dados da Polícia Militar, da Polícia Federal e da Justiça Eleitoral”, disse ele.
Veja os números da Operação Eleições 2022 no Paraná:
• 03 – casos de compra de votos
• 16 – ocorrências de boca de urna
• 0 – violação de sigilo do voto
• 43 – propaganda irregular
• 0 – ocorrências de transporte ilegal de eleitores