Paraná é o 6º estado com mais denúncias de propaganda eleitoral irregular no Brasil

por Thiago Fedacz Anastacio
com informações de Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 29 ago 2022, às 15h54. Atualizado às 15h56.

Até o começo da tarde desta segunda-feira (29), o estado do Paraná registrou 202 denúncias de propaganda eleitoral irregular de 2022. Desse total, 80 foram feitas pela cidade de Curitiba, o que equivale a quase 40% das denúncias. Os dados são do aplicativo e site Pardal, canal de comunicação com o Ministério Público Eleitoral (MPE) para informar irregularidade durante as eleições de 2022.

Em todo o Brasil, foram registrados 3.032 denúncias. O Paraná é 6º com o maior registro, atrás apenas de Pernambuco (459), São Paulo (381), Minas Gerais (310), Rio Grande do Sul (250) e Rio de Janeiro (224). Confira a lista com o número de denúncias em cada estado, incluindo o Distrito Federal (DF):

Bar Chart
Infogram

No estado, além de Curitiba, outras 49 cidades registraram pelo menos uma denúncia de irregularidade na propaganda eleitoral. Atrás da capital, os outros municípios que tiveram números expressivos foram São José dos Pinhais (27) e Londrina (13).

Sobre o Pardal

O aplicativo e site Pardal surgiu com a ideia de ser um canal entre os eleitores e o Ministério Público Eleitoral. Através dele, é possível realizar denúncias e apontar irregularidades durante as eleições de 2022.

A ferramenta pode ser usada por qualquer pessoa. O usuário precisa informar, obrigatoriamente o nome e o CPF no momento em que for registrar a denúncia. A plataforma também solicita que o eleitor encaminhe provas tais como fotos, vídeos ou áudios, que sustente a denúncia realizada.