Paraná é o terceiro estado mais competitivo do país, mostra ranking

O Paraná está em terceiro lugar geral no ranking de competitividade, atrás de São Paulo e de Santa Catarina, segundo o levantamento

por Redação RIC.com.br
com informações da AEN
Publicado em 22 ago 2024, às 13h14.

O Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado nesta quarta-feira (21), manteve o Paraná como terceiro estado mais competitivo do Brasil. São Paulo aparece como primeiro colocado e Santa Catarina como segundo.

ranking competitividade estados
Paraná se destacou em diversos eixos temáticos (Foto: Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)

No ranking, que avaliou 99 indicadores em 10 pilares temáticos, o Paraná apareceu como estado mais sustentável do país pela quarta vez seguida. Ainda, ficou em segundo lugar na eficiência da máquina pública. Em quarta colocação, o estado aparece em itens de capital humano, inovação e infraestrutura.

Ratinho Jr. falou sobre o orgulho de ver o Paraná sendo destaque no encontro (Vídeo: Governo do Paraná)

Eficiência em máquina pública

Com nota 95,2, em eficiência, o Paraná ficou atrás apenas do Rio Grande do Sul. De acordo com a organização do ranking, esse pilar reforça a legitimidade das organizações democráticas e faz com que essa eficiência se reverta em produtividade e ambiente propício para negócios.

No Índice de Transparência, o Paraná manteve a quarta colocação obtida em 2023. “A transparência é um dos pilares da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do Sistema Estadual de Controle do Poder Executivo, que atua como auxiliar na gestão pública. Nossa preocupação é tornar o Estado cada vez mais transparente, estimulando o controle social e a participação da população na administração”, comentou a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva.

Da mesma forma, a Qualidade da Informação Contábil e Fiscal também melhorou. O Ranking de Competitividade 2024 traz o estado avançando duas posições, saltando para 7º, reflexo dos esforços da Secretaria da Fazenda (Sefa) de se adequar seus atos aos exigidos pelo Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (SICOFI). Dessa forma, o Estado passa a ter não apenas uma máquina mais eficiente, mas também objetiva na sua execução orçamentária.

Sustentabilidade social

Entre os indicadores do pilar de desenvolvimento social, o que apresentou a maior melhora foi a redução do trabalho infantil, passando de 19ª para a 3ª colocação entre os estados. Outra evolução ocorreu em desocupação de longo prazo, que monitora o mercado de trabalho, de 8º para 4º. O Paraná alcançou no segundo trimestre de 2024 a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, na comparação com o mesmo período dos anos anteriores.

Leia mais:

Outro grande salto neste segmento foi em relação à redução dos índices de mortalidade materna no Paraná, que considera a proporção dos óbitos maternos em relação à população feminina em idade fértil (de 15 a 49 anos), com base em dados do Datasus e do IBGE. Neste indicador, o estado subiu nove posições e ocupa agora a 5ª colocação, com nota 93.81 de 100 de acordo com os critérios do Ranking. Recentemente um estudo também apontou que o Paraná manteve a liderança no ranking nacional de realização de consultas pré-natal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre deste ano.

Infraestrutura

No eixo temático de infraestrutura, o Paraná superou o Distrito Federal e a Paraíba e passou de 6º para 4º lugar. Foram analisados no levantamento segmentos de rodovias, energia, telecomunicações, saneamento e transporte aéreo, além do acesso, custo e qualidade dos serviços ligados à infraestrutura.

Entre os indicadores da área, o Paraná se destaca no custo dos combustíveis e da energia elétrica, ocupando a terceira posição em ambos os itens, que tiveram avanço em relação ao ano passado. O Estado também tem um bom desempenho na disponibilidade de voos diretos, acesso à energia elétrica, qualidade das rodovias e backhaul da fibra óptica (infraestrutura da rede de internet), figurando em quinto lugar em todos eles.

Paraná ganha prêmio com Projetek das universidades estaduais

O Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek), programa do Governo do Paraná desenvolvido nas universidades estaduais, foi um dos vencedores do Prêmio Excelência em Competitividade, do Centro de Liderança Pública (CLP), uma organização que incentiva o engajamento da sociedade e a valorização de líderes públicos que atuam para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

O Projetek tem como objetivo atender demandas de projetos de engenharia civil e arquitetura para a realização de obras públicas em pequenos municípios paranaenses e órgãos da gestão estadual. O projeto de extensão está sendo desenvolvido desde 2021 nas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). As universidades já entregaram 61 projetos e outros 42 estão em andamento. Ao todo 57 municípios foram beneficiados com a política pública.

Confira as notas do Paraná no Ranking de Competitividade dos Estados:

  • Sustentabilidade Ambiental: 1º lugar (nota 100)
  • Eficiência da Máquina Pública: 2º lugar (nota 94.78)
  • Capital Humano: 4º lugar (nota 82.42)
  • Inovação: 4º lugar (nota 70.38)
  • Infraestrutura: 4º lugar (nota 56.21)
  • Educação: 5º lugar (nota 71.22)
  • Sustentabilidade Social: 5º lugar (nota 83.87)
  • Solidez Fiscal: 8º lugar (nota 62.67)
  • Segurança Pública: 10º lugar (nota 60.09)
  • Potencial de Mercado: 11º lugar (nota 49.97)

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!