Paraná é um dos estados com o menor prazo para a abertura de empresas do Brasil

Publicado em 9 ago 2021, às 17h56.

Em julho, o Paraná registrou um tempo médio para abertura de empresas de um dia e nove horas, superando até mesmo a média nacional que, atualmente, é de dois dias e 20 horas. Com tal agilidade, o estado se encontra entre os três estados em que o empreendedor leva menos tempo para abrir a própria empresa no país. No mês passado, apenas o estado de Goiás obteve indicador superior ao do Paraná, registrando um dia e 5 horas. Com a média alta, o estado é seguido por Espírito Santo (um dia e 9 horas) e Sergipe (um dia e 10 horas).

O levantamento feito mensalmente pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) mostrou que o Paraná, contudo, formalizou o processo de 5.757 inscrições jurídicas no período, ou seja, totalizando 8,5% das 67.495 empresas do cômpito geral. Somente São Paulo (21.914) e Minas Gerais (6.540) fizeram mais cadastros empresariais em julho, apontou o levantamento.

Tecnologia

Para Marcos Rigoni, presidente da Junta Comercial do Paraná, a Jucepar, o resultado deve ser atribuído à tecnologia e a gestão.

“Até julho, tivemos o registro de 165.476 empresas, enquanto que no mesmo período do ano passado tivemos o registro de 129.628 empresas abertas. Comparando esses dois períodos, constatamos um crescimento de 28% o que é altamente significativo. É a Junta do Paraná fazendo o seu papel, desburocratizando a vida do empreendedor paranaense e contribuindo para o crescimento do estado”.

É interessante ressaltar que esse tempo reduzido na abertura de empresas no Paraná é acompanhado de números muito positivos, como:

  • 86% das empresas concluíram a abertura em menos de três dias;
  • 9% levou entre três e cinco dias; já três 3% demorou de cinco a sete dias;
  • Apenas 2% das empresas levaram mais de sete dias para serem abertas no paraná.