Paraná registra 15% menos denúncias de propaganda irregular no segundo turno

Apenas 11 denúncias foram registradas no Paraná desde o dia 7 de outubro

Publicado em 22 out 2024, às 17h59.

A cinco dias do segundo turno das Eleições 2024, o Paraná registrou 15% de queda nas denúncias de propaganda eleitoral irregular no aplicativo Pardal 2024, na comparação com o primeiro turno.

Paraná registra 15% menos denúncias de propaganda irregular no segundo turno
Apenas quatro cidades do Paraná registraram denúncias no segundo turno. (Foto: Antônio Augusto/Secom/TSE)

Nesta terça-feira (22), o Paraná soma 11 denúncias de propaganda irregular no Pardal neste segundo turno, na 14ª posição entre todos os estados do Brasil.

Como comparação, no primeiro turno, o Paraná registrou 7.326 denúncias de propaganda eleitoral irregular e ficou entre os quatro estados com mais notificações no país.

Nacionalmente, o número de denúncias de propaganda eleitoral irregular caiu de 88.598 para 750 na comparação entre os turnos.

Neste segundo turno, as denúncias de propaganda eleitoral irregular vieram das cidades de Curitiba (6), Londrina (2), Tupãssi (2) e Ponta Grossa (1).

Dessas cidades, apenas Tupãssi não terá votação em segundo turno e o município sequer havia registrado denúncias no primeiro turno.

Dentre as denúncias realizadas no Paraná neste segundo turno, nove foram contra candidatos a prefeito e outras duas contra federações, partidos ou coligações.

Leia também:

O que é o Pardal?

O aplicativo Pardal 2024 permite que qualquer pessoa possa denunciar uma propaganda eleitoral feita de forma inadequada, seja na internet ou em local público.

A Portaria 662/2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que o Pardal tem a responsabilidade “exercer o poder de polícia eleitoral, as denúncias de irregularidades de propaganda eleitoral específica, relacionada às candidaturas e ao contexto local da disputa”.

Os usuários contam com formulários de entrada específicos para a propaganda geral nas ruas e para a internet, bem como informações para identificar o que viola a legislação ou não.

O status das denúncias pode ser acompanhado pelos usuários por meio da plataforma Pardal Web, disponível neste link.

O aplicativo pode ser baixado nas plataformas Android e iOS.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.