Paraná recebe nota máxima do Tesouro Nacional em indicador de crédito
O conceito foi conseguido pelo Governo do Paraná pela primeira vez na história e auxilia o Estado a conseguir melhores condições de empréstimo
O Paraná recebeu a nota máxima no índice Capacidade de Pagamento dos Estados e Municípios (Capag) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Essa certificação auxilia o Estado a conseguir operações de crédito junto à União.
O relatório foi divulgado na última terça-feira (12) pelo STN e deixou o Paraná pela primeira vez na história com a nota A+.
O Paraná também possui o conceito A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
Leia também:
- Fim da escala 6×1 alcança quase 200 assinaturas; veja quem assinou
- Novo presidente da Alep, Alexandre Curi se diz pronto para disputar governo do PR
- Desembargadora Lídia Maejima é eleita presidente do TJPR com 74 votos
Estados com maior nota junto ao STN comprovam que têm mais condições de honrar as dívidas, o que facilita o acesso a financiamentos com juros mais baixos.
Além disso, a nota máxima permite que o Paraná não tenha mais um limite máximo de valor de empréstimos que têm a União como garantidora. Isso facilita a obtenção dessas operações com instituições internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Segundo o Capag, o Paraná conseguiu reduzir o endividamento de 58,29% para 49,07% e melhorou a relação entre Caixa e Receita Corrente Líquida para 23,68%.
“É uma conquista histórica. Trabalhamos ao longo dos últimos anos com muita responsabilidade com as contas públicas e chegamos na nota A. É possível alinhar investimentos públicos com responsabilidade na gestão do caixa, o que estimula a economia e a geração de empregos”, explica o governador Ratinho Junior (PSD).
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui