Paraná registra queda no número de candidatos na comparação com Eleições 2022

Em 2024, 33894 candidatos fizeram registro na Justiça Eleitoral, enquanto dois anos atrás esse número foi de 37.054.

Publicado em 4 set 2024, às 17h44.

O Paraná registrou queda de 8,5% no número de candidatos registrados nas Eleições 2024, na comparação com a disputa eleitoral de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Paraná registra queda no número de candidatos na comparação com Eleições 2022
Também houve aumento no número de municípios que contam com apenas um candidato a prefeito. (Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Em 2024, 33894 candidatos fizeram registro na Justiça Eleitoral, enquanto dois anos atrás esse número foi de 37.054.

Também houve aumento no número de municípios que contam com apenas um candidato a prefeito. Em 2020, 15 cidades haviam registrado esse feito. Neste ano, a marca subiu para 20.

Para o Doutor em Ciência Política e professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Emerson Urizzi Cervi, alguns fenômenos explicam o motivo por essa queda no número de candidatos.

“A sociedade brasileira não se mobilizou politicamente, se mobilizou contra a política institucional. Isso afastou uma parte da população e fez com que as lideranças políticas agissem rapidamente para restringir, para dificultar, para aumentar o controle por parte dos presidentes regionais e diretores nacionais e partidos. Essa é a consequência”, explica.

Cervi ainda pontua que outros dois fenômenos políticos tem causado impacto na redução do número de candidatos: o fim das coligações e a redução no número de partidos.

“A reforma no sistema de eleição proporcional em 2021, acabou com as coligações e reduziu o tamanho das listas. As coligações que podiam apresentar até duas vezes o número de vagas, agora cada partido pode apresentar até no máximo o número de vagas mais um. Nós tivemos também um processo acelerado de fusões, incorporações de partidos. Hoje nós temos 29 partidos podendo disputar as eleições. No entanto, 7 deles estão em 3 federações”, prossegue.

Leia também:

Paraná segue tendência nacional de queda de candidatos

Nacionalmente o número de candidatos registrados nas Eleições 2024 também caiu e registrou o menor patamar dos últimos 16 anos.

Na comparação com 2020, houve queda de 18% (recuo de 97.792 candidaturas). Outro índice que apresentou baixa foi o de número de partidos envolvidos, de 34 em 2020 para 29 neste ano.

Levantamento de Cervi, com base em dados do TSE, aponta que 2.733 municípios brasileiros (o que representa 49,1% de todo o país), têm apenas dois candidatos a prefeito registrados até agora. Já outras 271 cidades têm apenas um postulante ao cargo.

“O que caiu de verdade foi o número de candidatos a prefeito, que apresentou uma queda de 20% em relação a 2020 e não houve nenhuma mudança nas regras pras eleições majoritárias. É uma decisão dos candidatos e dos partidos não apresentados. Isso faz com que nós tenhamos no Brasil mais de 200 municípios com apenas 1 candidato e 49% dos municípios brasileiros. Em 2020, nós tivemos uma média de 3,4 candidatos a prefeito no Brasil, esse ano nós vamos ter uma média de 2,8 no máximo”, finaliza.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.