Paranaense, Janja se formou em Curitiba e trabalhou em Itaipu onde conheceu Lula
A futura primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, tem 56 anos e é paranaense. Ela nasceu em União da Vitória. Janja se formou em sociologia em Curitiba na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou em Itaipu onde conheceu Luiz Inácio Lula da Silva.
- Leia também:
Aos 17 anos, em 1983, Janja se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em entrevista ao programa Fantástico, da rede Globo, Janja falou sobre como foi a sua chegada ao PT.
“No cursinho, eu conheci algumas pessoas do movimento estudantil e me filiei ao PT. Aquela efervescência política pelas Diretas Já, que já acontecia em 83, isso tudo foi mexendo com a minha cabeça”, contou Janja.
Em 2003, Janja começou a trabalhar na Usina Hidrelétrica de Itaipu. Época do primeiro mandato de Lula. “Como eu já tava trabalhando no setor elétrico e Itaipu tava dando também uma virada de chave no que a Itaipu significava para aquele território. No discurso do presidente Lula, ele fala quando ele assume que Itaipu deveria olhar para o território onde ela está, para as pessoas onde ela está. O diretor-geral de Itaipu me chama, porque a gente já tinha trabalhado junto, para trabalhar no programa de sustentabilidade com as comunidades indígenas da região”, contou Janja.