Parceiro da Escola: Após aprovação na CCJ, veja os próximos passos

O texto já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Comissão de Educação

por Redação RIC.com.br
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 3 jun 2024, às 17h26. Atualizado às 17h47.
POST 11 DE 29

O projeto de lei 343/2024, denominado Parceiro da Escola, já passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e foi aprovado, mesmo diante da negativa da Oposição. Para entrar em vigor, no entanto, é necessário ainda que a proposta seja votada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) e, depois, se aprovada, deve seguir para sanção do Governo do Estado.

parceiro da escola
Alep discute proposta feita pelo Executivo (Foto: Orlando Kissner/Alep)

A CCJ analisou a medida do Governo do Paraná chamada de Parceiro da Escola. Todas as matérias discutidas na Alep precisam, obrigatoriamente, passar pela comissão, para avaliar se a proposta está dentro da Constituição Federal e estadual. Neste caso, por se tratar de uma proposta para as escolas estaduais, a Comissão de Educação (CE) também analisou a medida, nesta segunda-feira (3), e aprovou o projeto.

Leia mais:

Próximos passos do projeto

Após as aprovações nas comissões, a medida vai a plenário para, ao menos, duas votações. Caso receba emendas, que são mudanças na proposta original, o projeto de lei volta para a CCJ para uma reanálise da constitucionalidade.

Em plenário são três turnos de votação e uma redação final. Se a medida atingir a maioria dos 53 deputados, o texto é aprovado e enviado à sanção do governador, que é quem definitivamente autoriza a nova legislação. É somente após a sanção do governador que a medida entra em vigor.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!