Pesquisa Ipec: Lula venceria segundo turno com 51%, Bolsonaro fica com 43%
A pesquisa Ipec, divulgada nesta quarta-feira (5), aponta que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pode vencer o segundo turno das Eleições 2022. Na pesquisa estimulada (em que são apresentados os nomes dos candidatos aos eleitores), Lula teve 51% das intenções de votos, contra 43% de Jair Bolsonaro (PL).
Veja como ficou a pesquisa estimulada:
- Lula (PT): 51%
- Bolsonaro (PL): 43%
- Brancos e nulos: 4%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Excluindo-se os votos brancos e nulos e os que não sabem ou não respoderam a pesquisa, ou seja, considerando apenas os votos válidos, Lula chega a 55% das intenções de votos, ante 45% de votos a Bolsonaro.
- Leia também:
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos e o eleitor fala o nome que vem à cabeça, Lula aparece com 50% das intenções de votos e Bolsonaro com 40%.
Este é um cenário muito parecido com as pesquisas divulgadas na véspera do primeiro turno das eleições. Numa simulação de segundo turno, Lula aparecia com 52% da preferência do eleitorado e Bolsonaro com 37% dos votos.
Na votação do último domingo (2), Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%) e Bolsonaro 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno acontece no dia 30 de outubro.
Registro da pesquisa
A pesquisa Ipec foi encomendada pela Rede Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02736/2022. Foram entrevistadas 2.000 pessoas entre segunda-feira (3) e quarta-feira (5) em 129 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.