Pesquisa nacional aponta cenário para eleições presidenciais de 2026
O Instituto Paraná Pesquisas (IPP) divulgou, nesta sexta-feira (9), uma pesquisa de intenção de voto para presidente da república. Ela foi realizada em todo o território nacional, entre os dias 24 e 28 de janeiro deste ano, na modalidade espontânea e estimulada, quando são apresentados os nomes de possíveis candidatos. A estimulada foi realizada com a inclusão de Jair Bolsonaro (PL), Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (PL).
A pesquisa estimulada com a inclusão de Jair Bolsonaro aponta empate técnico entre o atual presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente em uma disputa nas eleições de 2026. Segundo ela, Lula aparece com 36,9% das intenções de voto e Bolsonaro com 33,8%. Com a margem de erro de 2,2%, o ex-presidente aparece com a possibilidade de alcançar entre 31,6% e 35%, enquanto o petista pode alcançar um percentual entre 34,7% e 39,1%.
Neste mesmo cenário, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 7,8% das intenções de voto. Seguido por Ratinho Junior (PSD) e Romeu Zema (Novo) com 3,9% e Ronaldo Caiado (União Brasil) com 1,2%.
Apesar da inclusão de Jair Bolsonaro entre possíveis candidatos, o ex-presidente não pode concorrer a nenhum pleito até o ano de 2030. Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a oito anos de inelegibilidade pela prática de abuso de poder.
Veja o levantamento completo no carrossel acima.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.