Pimentel defende radares sinalizados e “morte zero” no trânsito de Curitiba

O candidato afirmou que, se eleito, irá construir 20 mil unidades habitacionais e criar programas de aluguel social em Curitiba

Publicado em 28 set 2024, às 23h05. Atualizado em: 29 set 2024 às 01h18.
POST 10 DE 15

O candidato à Prefeitura de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), afirmou durante o debate realizado pela RICtv RECORD neste sábado (28), que o prefeito precisa ter visão de futuro, coragem e conhecimento. 

Pimentel defende radares sinalizados e “morte zero” no trânsito de Curitiba
Eduardo Pimentel candidato do PSD (Foto: Reprodução RICtv)

Entre os assuntos abordados pelo candidato está o trânsito. Pimentel afirmou que o número de mortes no trânsito caíram 43% nos últimos oito anos e defendeu que os radares sejam sinalizados, para que os motoristas não caiam em “arapucas”. 

“É importante esclarecer, desde 1998 quando foram colocados os radares na cidade de Curitiba, até hoje somente três pontos a mais que tem. O que acontece é que eles foram mudados de local e eles foram colocados onde precisa, onde precisa ter uma redução de velocidade numa rápida ou perto de uma escola ou perto de uma unidade de saúde. Então, sim, ele tem que ser como orientação. Nunca punitivo, orientativo, porque o busco é morte zero no trânsito e eu não quero que os acidentes aconteçam dentro da nossa cidade”, afirmou o candidato.

Eduardo Pimentel candidato do PSD
Eduardo Pimentel candidato do PSD (Foto: Reprodução RICtv)

Moradias

Em uma das respostas, Pimentel disse que pretende construir 20 mil unidades habitacionais sociais em Curitiba, caso seja eleito nas eleições municipais de outubro. O candidato falou ainda que vai implantar o aluguel social permanente, dando agilidade à moradia própria. 

“Eu vou gerar 20 mil unidades habitacionais sociais na cidade de Curitiba, através de construções com parcerias com os governos, com o Governo Estadual e Governo Federal, e com recursos próprios através do Orçamento Público Municipal e através do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Nós voltamos a colocar recursos lá dentro e que vai nos possibilitar, sim, fazer essas construções e também com uma inovação, o aluguel social permanente, que é feito com o êxito em várias cidades do mundo, onde a prefeitura pode alugar casas sobradas de apartamentos que estão disponíveis já no mercado da cidade Curitiba”, explicou. 

Eduardo Pimentel candidato do PSD
Eduardo Pimentel candidato do PSD (Foto: Reprodução RICtv)

Sustentabilidade

O ex vice-prefeito apresentou também propostas sobre sustentabilidade para Curitiba durante o debate deste sábado. Eduardo Pimentel afirmou que o município é uma das melhores em questões ambientais e que pretende criar um parque linear para preservação do meio ambiente e da água. 

“São 1800 famílias que nós estamos dando casas próprias com dignidade. E, na beira do Rio Barigui, onde ele encontra com o Rio Iguaçu, nós faremos um parque linear, para a preservação do meio ambiente, a preservação da água, e para o lazer das famílias que lá vivem. Já está em andamento o programa Reserva Hídrica do Futuro, lá no antigo Parque Costa, no Umbará, e eu farei mais cinco parques ao entorno dele para preservação do meio ambiente, e com 42 bilhões de litros de água, garantir o abastecimento de água da cidade para a próxima geração”, garantiu Pimentel.

Vagas em creches

Pimentel defendeu os números da educação em Curitiba, e afirmou que vai ampliar as vagas em creches nos próximos anos. “Nós estamos com o edital aberto de 10 mil vagas [de professores]. E geramos 12 mil nos últimos 8 anos. E no meu plano de governo está a construção de 36 creches, gerando 9 mil vagas, com recursos já garantidos, para que a gente possa dar total atenção às crianças que precisam”.

“Hoje, em todas as creches, nós temos ensino integral com três refeições. Eu estou dizendo que vou manter, obviamente, o ensino integral, mas com cinco refeições, colocando mais um lanche entre os turnos. A nossa alimentação escolar é referência nacional de qualidade e de preparo, feito por nutricionistas, inclusive com a compra de frutas, legumes e verduras, da agricultura urbana, da agricultura da região metropolitana, garantindo, por preço justo, alimentos com qualidade na mesa das nossas crianças. Vale para as creches e vale para as escolas públicas e municipais”.

Pessoas em situação de rua

Quando questionado sobre o que pretende fazer quanto as pessoas em situção de rua, o candidato afirmou que vai fortalecer a Fundação de Ação Social (FAS) e criar as secretarias de Direitos Humanos e da Mulher e Igualdade Racial. “Nós temos que lembrar que quem está na rua, ele tem uma história ou de violência, ou de independência química ou mental e nós temos que tratá-lo pensando no dia seguinte dele”, afirmou.

Pimentel promete ainda criar centros especializados de atendimento a pessoas em vulnerabilidade. “É o atendimento em todo o ciclo para que o morador e a situação de rua possa voltar a ter essa dependência na sociedade, com o acolhimento, com a alimentação, a roupa e o banho quente. Mas no dia seguinte, o trabalho e o cuidado, se ele tiver uma doença mental através dos nossos CAPS, que vou revitalizar os dez que temos e construir mais dois, ou se for uma dependência química ou de álcool, o encaminhamento para as comunidades terapêuticas”, prometeu.

“Inclusive, vou instituir os contratos dos prestadores de serviço da prefeitura de Curitiba, eles têm uma porcentagem mínima de contratação dessas pessoas que estão voltando a ser inseridos na sociedade para que tenham oportunidades. Esse é um trabalho sério e que tem que ser tratado com responsabilidade”.

Orçamento público

Eduardo Pimentel defendeu a gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) e dele próprio, como vice. “Ser prefeito precisa saber escolher prioridades, fazer gerir o orçamento público municipal, que no ano que vem, ele chega a quase R$ 15 bilhões, com R$ 1,5 bilhões livres para investimento, um recorde de histórico, fruto de uma administração responsável do prefeito Rafael Greca e eu, que fizemos nos último anos”.

Segundo o candidato, devido a gestão do orçamento, foi possível construir “37 creches nos últimos anos”. “Geramos mais de 15 mil habitações sociais na cidade de Curitiba, estamos investindo no bairro novo da Caximba, 1.800 famílias. Das obras do Inter 2 e do Ligeirão Leste-Oeste para trazer conforto e diminuição do tempo no percurso do passageiro”.

RICtv realiza debate entre candidatos à prefeitura de Curitiba

O debate realizado pela RICtv RECORD, com início às 21h deste sábado (28), tem a participação de seis candidatos à Prefeitura de Curitiba, que debatem e apresentam propostas para a capital paranaense. Os candidatos convidados são dos partidos com mais representatividade no Congresso Nacional, com base no art. 46 da Lei n. 9.504/1997 e o art. 44 da Resolução TSE n. 23.610/2019.

Manuella Niclewicz com os candidatos participantes do debate
Manuella Niclewicz com os candidatos participantes do debate (Foto: Divulgação RICtv)

Matéria em atualização.