PoderData mostra Lula com 48% dos votos válidos contra 38% de Bolsonaro
SÃO PAULO (Reuters) – Pesquisa PoderData para a Presidência da República divulgada nesta quarta-feira (28) coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 48% das intenções de votos válidos, contra 38% do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), no critério que exclui votos brancos, nulos e indecisos.
Na pesquisa feita pelo instituto na semana passada, o petista aparecia com 46% das intenções de votos válidos, contra 39% do candidato à reeleição. O critério de votos válidos é o utilizado pela Justiça Eleitoral na totalização dos votos no dia da eleição. Para eleger-se no primeiro turno, marcado para o próximo domingo, um candidato precisa conseguir mais da metade dos votos válidos.
De acordo com o levantamento, publicado pelo portal Poder360, Ciro Gomes (PDT) aparece com 6% das intenções de votos válidos, ante 8% na pesquisa anterior, enquanto Simone Tebet (MDB) soma 5% dos válidos, ante 4% há uma semana. Os demais candidatos somados chegam a 2%, mesmo patamar da pesquisa anterior.
Como a margem de erro da pesquisa é de 1,5 ponto percentual, o levantamento, feito por telefone, aponta que, a quarto dias do primeiro turno da eleição, Lula não tem o patamar de votos necessário para liquidar a fatura em primeiro turno. No entanto, pesquisas realizadas presencialmente e divulgadas nesta semana, como as do Ipec na segunda e a Genial/Quaest nesta quarta, colocam o petista acima da marca de 50% dos válidos.
O petista tem feito campanha pelo voto útil na tentativa de encerrar a disputa no domingo.
De acordo com o PoderData, em eventual segundo turno, que se necessário ocorrerá em 30 de outubro, Lula venceria Bolsonaro por 51% a 39% dos votos totais. Na semana passada, o placar favorável ao petista era de 50% a 42%.
O PoderData ouviu 4.500 pessoas por telefone entre os dias 25 e 27 de setembro.
(Reportagem de Eduardo Simões)