Políticos paranaenses se manifestam sobre anulação dos processos de Lula
Vários políticos se manifestaram sobre a decisão de hoje do ministro Edson Fachin, em anular quatro processos que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva responde na justiça. Em dois deles, do sítio de Atibaia e do Triplex do Guarujá, ele inclusive já foi condenado. Ficou preso pouco mais de um ano na Polícia Federal em Curitiba, no caso do sítio.
O RIC Mais fez um apanhado de manifestações nas redes sociais. Confira!
Lula, é claro, foi um dos primeiros a se manifestar. Primeiro, retuitando falas de outras pessoas a respeito da decisão. Depois, postou sua nota oficial sobre a decisão do ministro:
Ciro Gomes (PDT), que foi adversário de Lula em eleições presidenciais passadas e depois chegou a apoiar o PT, postou um tweet mostrando que há anos vinha alertando que as condenações de Lula seriam adiadas:
Numa entrevista que ele deu ao portal UOL, na tarde desta segunda-feira (08), ele disse: “Lula não está preocupado com a sorte do Brasil, está preocupado em que o PT fique fora e não eleja 50 deputados, e não bote a mão no fundo partidário (…) Esse filme já vi, não contem comigo”.
Sobre a eleição a presidência em 2022, ele rabiscou o cenário: “Lula vai lançar Haddad, Haddad vai lançar Lula, e o resultado disso a gente já conhece. Esse filme eu já vi, não contem comigo para esse circo“, afirmou o PDTista.
Fernando Haddad (PT), citado por Ciro Gomes, praticamente nem comemorou. Apenas foi brando e resumido na sua opinião:
Já a ex-presidente Dilma Roussef (PT), preferiu atacar Ciro Gomes, a comemorar a decisão do ministro Edson Fachin:
E não foi um só tweet:
Gleisi Hoffmann, presidente do PT nacional, se manifestou também:
“A decisão do ministro Fachin, ela reconhece depois de 5 anos a ilegalidade do processo contra o presidente Lula. Toda a forma como foi feita, o cerceamento de defesa, a perseguição e restabelece, o que é o principal mérito dela, é restabelecer os direitos políticos do Lula que foram retirados de forma errada”, disse Gleisi em vídeo publicado em seu Facebook.
A decisão está em sintonia com tudo o que sustentamos há mais de 5 anos na condução dos processos. Mas ela não tem o…
Publicado por Gleisi Hoffmann em Segunda-feira, 8 de março de 2021
Decisão do ministro Edson Fachin anulou condenações de Lula pela 13ª Vara Federal de Curitiba
Publicado por Gleisi Hoffmann em Segunda-feira, 8 de março de 2021
Senado
No Senado, o único dos três senadores paranaenses que se manifestou sobre o assunto foi Álvaro Dias (Podemos):
Texto da matéria do Estadão: Ao anular todas as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava…
Publicado por Alvaro Dias em Segunda-feira, 8 de março de 2021
Veja o que disse Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara dos Deputados, também comentou e falou do juiz Sérgio Moro:
Baleia Rossi (MDB), que perdeu a eleição da presidência da Câmara dos Deputados para Arthur Lira, postou uma opinião bem neutra, como um bom MDBista:
Roberto Requião (MDB), que perdeu a disputa ao senado em 2018 e atualmente não ocupa nenhum cargo político, se manifestou a favor de Lula, dizendo que ele tinha sido injustiçado. Vale lembrar que ele apoiou Lula nas últimas eleições em que o ex-presidente concorreu:
Deputados estaduais
A Assembleia Legislativa do Paraná também teve deputados estaduais que soltaram o verbo nas redes sociais.
Enio Verri (PT), foi um deles:
Lula voltou do paredão falso. Se cuida, Bolsonaro! pic.twitter.com/eTtlin3uJO
— Enio Verri (@enioverri) March 8, 2021
Adilson Chiorato, também do PT, não poderia deixar de se manifestar. E postou opiniões efusivas atestando a inocência do ex-presidente:
REPARAÇÃO HISTÓRICA! Fachin anulou todas as condenações de @LulaOficial na Lava Jato, alegando falta de competência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos. Lula recupera seus direitos políticos e volta a ser elegível.
— Arilson Chiorato (@arilsonchiorato) March 8, 2021
VIVA, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!#LulaInocente pic.twitter.com/c93XXv1MPt
Professor Lemos (PT), também comemorou:
#LulaLivre #Lula2022
Publicado por Professor Lemos em Segunda-feira, 8 de março de 2021
Já o delegado Fernando Francischini (PSL), atacou a decisão e chamou Lula de bandido:
URGENTE: Ministro do STF anula condenações criminais da Lava Jato contra Lula. Já temos agora o candidato a Presidente pelo PT. pic.twitter.com/DIZsJZj0Rz
— DelegadoFrancischini (@Francischini_) March 8, 2021
Coronel Lee (PSL), saiu na mesma linha de Francischini:
Até a postagem desta matéria, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus filhos não comentaram nada nas redes sociais sobre o assunto.
Vereadores de Curitiba
Carol Dartora (PT), a primeira mulher negra a ser eleita vereadora em Curitiba, manifestou-se em dois tweets. No primeiro, disse “Grande Dia! Por quê choras Moro?”. E no outro, já fez menção às próximas eleições presidenciais.
No Brasil já é 2022! pic.twitter.com/GFYySJCVI1
— Carol Dartora ???✏️✊? (@caroldartora13) March 8, 2021
A professora Josete (PT), também já se referiu às próximas eleições numa postagem que também provocou o presidente Jair Bolsonaro, com uma fotomontagem de Lula, usando uma camiseta que faz referência ao atual presidente:
Chama que o homem dá jeito‼️
— Professora Josete (@profjosete) March 8, 2021
Arte: @GladsonTarga#LulaInocente #Lulaelegível #Lula2022? #FarsaJato #ForaBolsonaro pic.twitter.com/OTUxr6iayp