Portal da Transparência do governo do Paraná tem reconhecimento internacional
Em meio a recente discussão da necessidade de portais da transparência acessíveis, a ferramenta do executivo paranaense se destaca. Alimentado pela Controladoria-Geral do Estado, o Portal estadual ostenta as primeiras colocações nos rankings da Controladoria-Geral da União (CGU), da Transparência Internacional e da Open Knowledge Brasil, organização que faz parte de um rede mundial que promove acesso ao conhecimento livre.
Além do Portal, a CGE tem atuado de maneira firme na economia de compras públicas. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, o Paraná foi o estado que comprou respiradores pelo menor preço. Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, a postura mostra a necessidade de cuidado que os gestores públicos precisam ter com o dinheiro dos pagadores de impostos.
O bom desempenho, tem chamado a atenção de vários setores da administração pública do país. Siqueira, tem representado o Paraná em congressos e seminários nacionais e internacionais. Além disso, é chamado frequentemente para compartilhar as boas práticas paranaenses, por meio de palestras presenciais e webinares, para outras cidades e Estados.
Outros prêmios
O trabalho da CGE rendeu prêmios e reconhecimento desde 2019. Naquele ano, o programa CGE Itinerante recebeu o prêmio Marco Maciel: Ética e Transparência entre o Público e Privado, concedido pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig).
Também em 2019, a implantação do Programa de Integridade e Compliance venceu o 1º Prêmio Compliance Across Americas, da Escola Superior de Ética Corporativa Negócios e Inovação – (Eseni) e Instituto ARC e Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).
Em 2021, conquistou o 1º Lugar no II Concurso de Boas Práticas da Rede de Corregedorias, na categoria Responsabilização de Entes Privados, promovido pela CGU.