STF retoma julgamento sobre posse de drogas na próxima terça (25)

O ministro do STF Dias Toffoli se posicionou a favor da descriminalização para a possa de drogas para consumo individual

por Mariana Gomes
com informações do STF e supervisão de Scheila Pessoa
Publicado em 21 jun 2024, às 21h23. Atualizado às 21h24.

Na última quinta-feira (20), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli apresentou seu voto para retomar o julgamento sobre posse de drogas para uso pessoal. Além disso, a análise sobre o julgamento será retomada na próxima terça-feira (25).

STF retoma julgamento sobre posse de drogas na próxima terça (25)
O ministro Dias Toffoli votou sobre o posse de drogas para uso individual na última quinta-feira (20) (Foto: Divulgação/Andressa Anholete/STF)

O voto do ministro foi pela constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas. De acordo com Toffoli, a Lei de Drogas já descriminalizou o porte para consumo individual e, por isso, usuários de drogas não podem ser punidos criminalmente.

Por sugestão do ministro Flávio Dino, Dias Toffoli também incluiu uma proposta para impedir o contingenciamento, ou seja, a retenção de repasses, do fundo de políticas antidrogas. Toffoli sugeriu uma campanha para reduzir o consumo de drogas, como a feita no Brasil para o desincentivo do cigarro. Para diferenciar usuário de traficante, o ministro votou para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) auxilie o Congresso Nacional e o Executivo a definir os parâmetros. Agora, cabe aos demais ministros analisar as sugestões.

Até então, cinco ministros do STF concordaram com a visão de Toffoli sobre o posse de drogas, enquanto três entendem que as sanções previstas na Lei de Drogas são válidas. Ainda não votaram o ministro Luiz Fux e a ministra Cármen Lúcia. Por fim, uma tese de repercussão geral será definida para ser usada na resolução de casos semelhantes em todas as instâncias do Judiciário. 

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.