Curitiba tem 5 pré-candidatos à Prefeitura em empate técnico, diz pesquisa
Uma pesquisa do Instituto Opinião, divulgada nesta segunda-feira (22), revelou empate técnico entre cinco pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba. São eles: Luciano Ducci (PSB), Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (União), Beto Richa (PSDB) e Deltan Dallagnol (Novo) (veja números abaixo).
A pesquisa pré-eleitoral de Curitiba ouviu 1.200 moradores da capital paranaense entre 17 e 19 de abril. A margem de erro é de 3% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número: TRE-PR 01622/2024.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores falam em quem votariam sem que nenhum pré-candidato seja apresentado, 10,2% responderam que votariam no atual prefeito, Rafael Greca. Eduardo Pimentel, atual vice-prefeito, ficou em segundo colocado, com 5,7% das intenções de voto, Goura e Luciano Ducci ficaram empatados com 1,3% dos votos, e Dallagnol e Beto Richa empatados com 1,1% dos votos. Ainda, Ney Leprevost teve 0,8% dos votos.
Neste levantamento, 70,5% dos entrevistados responderam que estão indecisos ou não sabem em que votariam. Nulos e votos em branco foram 2,8% e outros pré-candidatos tiveram, juntos, 5,3%.
Cenário 1 – pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba
No Cenário 1 da pesquisa, os entrevistados responderam em quem votariam caso as eleições fossem hoje.
Luciano Ducci teve 14,1% das intenções de voto, Eduardo Pimentel teve 13,1%, seguido de Ney Leprevost com 12,5%, Beto Richa com 11,7% e Deltan Dallagnol com 10,8%. Os cinco pré-candidatos estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de 3%.
Na sequência ficou Goura, com 4,6%, Maria Victoria com 4,1%, Paulo Martins com 3,7%, Carol Dartora com 3,1%, Luizão Goulart com 2%, Cristina Graeml com 1,8% e André Caldas com 0,5%.
Ainda, 6,9% dos entrevistados afirmou estar indeciso, 4,7% declarou votar nulo ou branco, e 6,6% não opinaram.
Cenário 2
Retirando Beto Richa e Deltan Dallagnol do cenário, Luciano Ducci teve 21,1% dos votos, e ficou empatado tecnicamente ainda com Eduardo Pimentel, com 19,9%, e Ney Leprevost, com 19,2%. Ainda, Fernanda Dallagnol foi inserida na pesquisa, e ficou com 4,6% dos votos, atrás de Maria Victoria, com 5,8%. Cristina Graeml teve 3,5%.
Veja outros cenários
A pesquisa avaliou vários cenários, que ainda mostram uma disputa acirrada para a Prefeitura de Curitiba. Veja:
Rejeição entre pré-candidatos
Ao serem questionados em que os entrevistados jamais votariam, a maioria respondeu Beto Richa, que teve 51,6% de rejeição. Em seguida aparece Goura, com 13%, Maria Victoria com 11%, Deltan Dallagnol com 10,9%, Luciano Ducci com 10,7%, e Eduardo Pimentel com 8,7%.
Veja todos os dados:
Neste caso, os entrevistados puderam escolher entre mais de um pré-candidato.
Apoio de outros políticos
Sobre o quanto o apoio de outros políticos influenciaria no voto, foram levados em consideração o atual prefeito, Rafael Greca, o governador Ratinho Jr. e o presidente Lula.
Com apoio de Greca, a chance de votar em algum candidato aumenta 43,6%. Com o apoio de Ratinho Jr., o aumento é de 44,6%. Já no caso de Lula, a maioria dos entrevistados respondeu que, se o presidente apoiar um candidato, a chance de votar nele diminui 53,5%.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.