Baixa representatividade das mulheres na política é destaque do Jornal da Manhã

Programa da rádio Jovem Pan ainda destaca a expectativa dos profissionais liberais e do comércio em relação à reforma tributária

por Guilherme Becker
com informações do Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan
Publicado em 18 jul 2024, às 07h10.

O Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan, desta quinta-feira (18) destaca a baixa representatividade das mulheres em câmaras municipais. No Paraná, apenas um município possui mais mulheres do que homens eleitas na Câmara dos Vereadores. Considerando o Brasil, são 45 municípios com maioria feminina, o que representa menos de 1% do total.

As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro e do público que comparece às eleições. Porém, o cenário é diferente quando se trata de representatividade na política e igualdade de gênero nos espaços de poder.

Apenas a cidade de Bocaiúva do Sul possui mais vereadoras do que vereadores no Paraná
Apenas a cidade de Bocaiúva do Sul possui mais vereadoras do que vereadores no Paraná (Foto: Google Street View)

Os dados sobre a participação feminina nos legislativos fazem parte de um levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que foi divulgado nesta semana. Conforme os números, dos 5.568 municípios brasileiros, apenas em 45 existem mais vereadoras do que vereadores. 

Destaques do Jornal da Manhã

O Jornal da Manhã desta quinta (18), apresentado por Beatriz Frehner, também destaca o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Luís Cesar de Paula Espíndola, que disse em uma sessão que “mulheres estão loucas atrás de homens”. O pedido foi feito pela OAB.

Veja ainda as expectativas de profissionais liberais e do setor do comércio em relação à reforma tributária. 

Confira todos os destaques ao vivo pelo Youtube ou pela rádio Jovem Pan FM. O Jornal da Manhã é exibido de segunda a sexta-feira às 7h.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui