Presidente do TRE-PR apresenta campanha ‘Eleições 2024: no Caminho da Paz’
Ideia da proposta é realizar um processo eleitoral com menos atritos entre amigos e familiares: “não há necessidade disso”
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, apresentou nesta segunda-feira (22) detalhes da campanha ‘Eleições 2024: no Caminho da Paz’. A proposta tem o objetivo de garantir um processo eleitoral com menos atritos entre familiares e amigos, por conta de ideias diferentes.
No último sábado (20), iniciou o período das convenções partidárias, quando as siglas apresentam oficialmente os candidatos para o pleito de outubro. O prazo vai até o dia 5 de agosto.
“A nossa preocupação agora nas eleições é colocar nossa campanha ‘Eleições 2024: no Caminho da Paz’. É uma proposta para que nas eleições municipais não tenhamos aquele acirramento, aquele conflito de famílias, amizades. Acho que todos têm uma notícia no grupo do whastapp de famílias que acabaram se desunindo, amizades desfeitas, então não há necessidade disso. É um conflito de ideias, de propostas, mas sempre respeitando a opinião do outro”, declarou Bengtsson.
Processo eleitoral com fiscalização redobrada, diz presidente do TRE-PR
Em entrevista a rádio Jovem Pan, no Jornal da Manhã Paraná desta segunda (22), o presidente do TRE-PR também reforçou que o processo eleitoral deste ano deve ser mais rigoroso com a divulgação de notícias falsas e fraudes em candidaturas.
Bengtsson destacou a criação de uma comissão no estado do Paraná, com membros da Polícia Federal, peritos e pessoas especializadas, para aumentar essa fiscalização.
“A liberdade de expressão e notícia falsa têm uma linha bem acentuada. A notícia falsa é aquela que você quer denegrir o candidato adversário, lançar falsas notícias a fim de se favorecer no processo eleitoral. Nós formamos uma comissão no estado do Paraná para podermos delinear o quadro no estadual. Estamos aguardando definições do TSE”, comentou o presidente.
O desembargador ainda pontuou que as denúncias podem feitas pela população e notícias falsas, verificadas pela comissão, podem ser encontradas no site Gralha Confere. “Quando tiver notícia falsa existe o caminho dos fóruns eleitorais, as pessoas podem fazer contato com o Ministério Público, com o juiz eleitoral, para fazer a denúncia. Aqui no Paraná nós temos um site, o Gralha Confere, onde todas as notícias falsas que de alguma forma conturbarem o processo eleitoral, estarão lá”, completou.
Durante a entrevista com Beatriz Frehner e Jeulliano Pedroso, Bengtsson também destacou que a fraude em cotas de candidaturas femininas também é um ponto de alerta do TRE. Conforme o desembargador, alguns partidos lançam algumas candidatas apenas para preencher o número mínimo.
“Imprescindível esse respeito a cota, da necessidade da participação feminina. Uma fraude que existe, é a chamada candidatura laranja de mulheres que saem sem nenhuma condição, só para fazer parte da cota. Estaremos lançando na próxima terça (23), no TRE um pacto no sentido que se cumpram 30% da participação feminina. A fraude da cota de gênero importará a cassação de toda a chapa, não só da pessoa que se favoreceu, mas toda a chapa fica cassada”, declarou o presidente do TRE.
Confira a entrevista completa com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson:
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.