Professora Angela critica atual gestão e promete governo que não inclui todos os paranaenses
A candidata Professora Angela Machado (PSOL) participou na manhã desta segunda-feira (29) da série de sabatinas do Grupo RIC, que irá entrevistar os quatro principais candidatos ao governo do Paraná. No estúdio do RN Dia, em Curitiba, a candidata declarou aos jornalistas Marc Sousa e Rafaela Moron que pretende um governo para “99% dos paranaenses”, fez críticas aos investimentos da atual gestão e apresentou um projeto para reestatização da Copel e da Sanepar.
As sabatinas com os candidatos serão realizadas nesta semana, terão duração de 20 minutos e serão transmitidas no programa RIC Notícias Dia, da RICtv, nas rádios Jovem Pan e Pan News FM, no programa Jornal da Manhã, e com cobertura em tempo real pelo portal RIC Mais. As entrevistas fazem parte da maior cobertura multiplataforma das Eleições 2022 no Paraná. A ordem dos entrevistados foi definida pela pesquisa Real Time Big Data (PR-06612/2022). O último colocado no levantamento será o primeiro entrevistado, e assim por diante.
- Leia também:
Professora Angela pretende governo que não inclui todos os paranaenses
A candidata ao governo Professora Angela reforçou que pretende uma gestão voltada aos pequenos e médios empresários, sem medo de oferecer menos benefícios aos grandes empresários e exportadores do Paraná.
“O povo paranaenses já vem por muito tempo, gerações em gerações, onde quem é beneficiado pelos programas e governos são os de cima, é aquele 1% de empresários do agronegócio que não precisam efetivamente do estado, mas sempre as políticas são pensadas neles, com financiamentos, rodovias. Quando eu falo que não é para todos, é que os 99% dos paranaenses, aquela mulher trabalhadora, que assim como eu acorda cedo todos os dias, a negritude, a juventude, os LGBTQIA+, a classe trabalhadora que está sendo esmagada por estes governos, ela nunca é ouvida. Então nós do PSOL queremos governar para os 99%, para aqueles que historicamente não têm vez e não têm voz neste governo”, declarou Angela.
Como proposta, a candidata prevê mais opções para os pequenos e médios empresários. Segundo a professora, estes profissionais geram a maior parte dos empregos no estado.
“O agronegócio produz commodities, já vem sendo sempre beneficiado e é importante o agronegócio dependendo do ponto de vista. Se você pensar, ‘nossa o agronegócio é uma grande vitrine para o mundo, um grande produtor’, mas neste mesmo estado, que é o 2º que mais produz soja no mundo, é nesse estado que tem milhares de paranaenses passando fome. É nesse estado que faz uma renúncia fiscal de R$ 13 bilhões, que não incentiva pequenos produtores rurais. Então é isso que a gente fala, quando dizemos que vamos investir na pequena empresa, que vamos apoiar a reforma agrária, quando a gente diz que vai apoiar o pequeno produtor rural, é eles que precisam de incentivo, de crédito barato, porque 70% dos empregos, da produção, é vindo das pequenas empresas, então são elas que vamos mais beneficiar, políticas pensadas pra eles, para os pequenos e médios empresário”,
completou a candidata.
Críticas ao governo de Ratinho Jr
Durante a sabatina, a Professora Angela também aproveitou o espaço para destacar planos da gestão e criticar métodos escolhidos pelo atual governador e candidato a reeleição Ratinho Jr. Para Angela, os investimentos deste governo não beneficiam os servidores públicos.
“O Paraná tem dinheiro sim, não está quebrado. Inclusive, ele propagandeia por aí que mais gerou emprego, que subiu isso e aquilo, e na hora de remunerar decentemente os trabalhadores ele não tem. E porque que não tem, porque ele inverte as prioridades. A prioridade dele é fazer grandes obras para aparecer na mídia, principalmente em ano eleitoral. Como por exemplo a engorda da obra da orla de Matinhos, que custou muitas vezes mais que a orla de Camboriú. Ele faz coisas eleitoreiras, inverte prioridades. Para nós, servidores, a prioridade é valorizar os servidores, investir em educação, em saúde, em geração de emprego, e não obras faraónicas para mostrar que está fazendo alguma coisa”,
comentou Angela, que não descartou que terá obras durante a gestão.
A candidata revelou que produziu estudos técnicos, junto com universidades, que permitem o aumento de salários de servidores, sem prejudicar o orçamento do estado.
A Professora Angela também pontou que uma parte do plano de governo sobre cargos comissionados. Segundo ela, o objetivo não é acabar com estes cargos, porém, definir com critérios técnicos. “Cargos comissionados no Psol a gente fala de cargos técnicos, de pessoas qualificadas e não de apadrinhamento, então isso não vai haver no governo do Psol […] Vamos colocar pessoas técnicas, vamos valorizar servidores de carreira”, disse.
Reestatização da Copel e da Sanepar
Outro ponto de destaque da entrevista da Professora Angela foi a proposta apresentada para melhorar os serviços da Copel e da Sanepar. Segundo a candidata, as empresas estão deixando a principal finalidade – que é servir a população paranaense -, para gerar lucros aos acionistas.
“Somos terminantemente contra as privatizações, as terceirizações. A Copel e a Sanepar devem servir ao povo paranaense. Devem cumprir a função social para que foram criadas, entregar um serviço de qualidade para a população e não gerar lucros para acionistas. Nós queremos recomprar essas ações para voltar a ter a maior parte, ser o maior acionista, e aí poder voltar a fazer com que a Copel e a Sanepar cumpram a função delas, que é gerar energia e água de qualidade com preço justo para a população”,
concluiu Angela.
Confira a entrevista completa:
Sabatinas do Grupo RIC
Os quatro principais candidatos ao Governo do Paraná estão confirmados na série de sabatinas que será promovida pelo Grupo RIC. As entrevistas serão realizadas nesta semana, confira a agenda:
- 29/08: Professora Angela Machado (PSOL)
- 30/08: Ricardo Gomyde (PDT)
- 31/08: Roberto Requião (PT)
- 01/09: Ratinho Junior (PSD)