Projeto que prevê retirada de fios e cabos de postes avança na Câmara de Curitiba
O projeto que propõem a retirada de fios e cabos de postes das vias públicas de Curitiba avança na Câmara Municipal. A proposta já teve o aval da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa legislativa e deve entrar na pauta de votações em breve. De acordo com o autor do projeto, vereador Professor Euller, as concessionárias de telefonia e demais empresas teriam a responsabilidade de regularizar a situação da fiação.
O projeto também estabelece o prazo de 180 dias após a promulgação da norma para que as empresas façam o alinhamento ou retirada dos fios e cabos, sem qualquer ônus para a administração municipal. A matéria ainda determina que o poder executivo deverá receber semestralmente um relatório das ações de retirada ou realinhamento dos fios.
“O que acontece é que hoje muitas concessionárias de telefonia e tudo mais, vão fazer uma nova instalação, colocam um fio a mais e não retiram o que têm de antigo, em desuso. E daí vai acumulando, fica aquele emaranhado que vemos nos postes, e não tem sido feito nada nesse sentido. Então é importante a gente regulamentar de alguma forma com lei para que a partir da aprovação dela, as concessionárias passem a cumprir a retirada dos fios em desuso, não é só uma questão estética. É uma questão de segurança também”,
comentou o Professor Euller.
- Leia também: Ciro Gomes realiza ato de filiação simbólica para o Ricardo Gomyde nesta sábado (6), em Curitiba
O assunto também é tema de debate em âmbito nacional. A Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel, e a Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, estão discutindo uma proposta para tentar diminuir em 10 anos 30% do emaranhado de fios e cabos em postes de energia em todo o país.