Propaganda eleitoral: o que pode (ou não) até a votação?

2.082.915 eleitores irão às urnas eleitorais neste domingo (27) em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa

Publicado em 24 out 2024, às 22h08.

A partir desta quinta-feira (24), os candidatos a prefeito no segundo turno têm uma série de restrições na propaganda eleitoral até o dia da votação, neste domingo (27).

Propaganda eleitoral: o que pode (ou não) até a votação?
Mais de 2 milhões de eleitores estão aptos para votarem neste domingo. (Foto: Divulgação/TRE-PR)

Essas restrições na propaganda eleitoral são previstas pela Justiça Eleitoral como forma de possibilitarem aos eleitores maior liberdade de voto no dia da eleição.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 2.082.915 eleitores estão aptos a votaram neste domingo em Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.

Leia também:

O secretário de comunicação do TRE-PR, Willian Gallera Garcia, pontua abaixo quais propagandas são vetadas nos próximos dias de eleição:

Quinta-feira (24)

Esse é o último dia para a realização de comícios, que podem ser feitos até a meia-noite, circulação paga daquela propaganda impulsionada nas redes sociais e na internet.

Sexta-feira (25)

É o último dia de propaganda gratuita no rádio e na televisão. Aquela divulgação paga também em jornais, revistas e tabloides e para os debates no rádio e na televisão.

Sábado (26)

As únicas propagandas que as candidatas e candidatos ainda podem fazer são aquelas carreatas com alto-falantes, amplificadores de som, isso até às 10 horas da noite, e aquelas mesas que ficam nas ruas para distribuição de materiais gráficos, como santinhos. Isso pode ser feito também até às 10 horas.

Domingo (27)

No dia da eleição, nenhum tipo de propaganda é possível mais.

Qualquer propaganda pode configurar uma compra de votos ali, ou uma boca de urna. Então, a única manifestação que é possível é a manifestação silenciosa e individual das pessoas no caminho para a eleição, inclusive no local de votação.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!