PT sobe o tom e deputados convocam manifestação contra Banco Central
Em meio às brigas públicas protagonizadas pelo presidente Lula (PT) contra o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, membros do Partido dos Trabalhadores (PT) estão convocando filiados a participarem de atos contra o chefe da autoridade monetária do país. Chamado de Ato Pelos Juros Baixos, a manifestação está marcada para essa terça-feira (14).
O petista paranaense Zeca Dirceu, está, por exemplo, convocando os apoiadores a comparecerem em Brasília e em São Paulo. “Bancários do Brasil farão atos amanhã pela redução da tx selic [Taxa Selic], com palavras de ordem Fora Campos Neto! Aqui em Brasília ocorrerá na frente do Bacen a partir das 12h”, diz o chamamento espalhado pelo próprio deputado no WhatsApp.
A mensagem está acompanhada de um cartaz que convoca os manifestantes para outro lugar, na capital de São Paulo, às 11h, em frente à sede do BC, na Avenida Paulista, 1804.
A convocação eleva a temperatura entre o governo federal e o BC, que tem sido alvo de constantes ataques por parte do presidente Lula. Em uma tentativa de conter a inflação no país, o BC tem mantido a taxa básica de juros (Selic) em 13,75% ao ano e este tem sido um dos principais pontos de críticas do petista aos gestores da política monetária do país. No último dia 6, o presidente classificou como “vergonha” o nível atual da Selic.
Na manhã do último domingo (12) Lula afirmou que não precisa “pedir licença” para governar. A declaração foi entendida no meio político como resposta ao atrito entre o governo e o Banco Central.