Estudos em andamento e coletiva adiada: quando começa o horário de verão?

Na semana passada, o ministro Alexandre Silveira avaliou que o período mais relevante para a aplicação do horário de verão é de 15 de outubro a 30 de novembro; a decisão sairá nesta quarta (16)

Publicado em 16 out 2024, às 07h08. Atualizado às 07h09.

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o ministro Alexandre Silveira deve conceder uma entrevista coletiva à imprensa nesta quarta-feira (16), às 13h30, para apresentar a decisão sobre o possível retorno do horário de verão ainda neste ano. Na manhã desta quarta, a pesquisa por “quando começa o horário de verão” foram uma das mais procuradas no Google, conforme os trends da plataforma.

Reunião adiada e nova coletiva: quando começa o horário de verão?
A avaliação é de que a volta do horário de verão só deve acontecer em 2024 caso o ONS mostre que a medida seja estritamente necessária (Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

Apesar do assunto dividir opiniões, muitas pessoas esperam a decisão do ministério. A expectativa, era que o anúncio fosse feito ainda na terça-feira (16). Mas, o MME informou que a resposta será na coletiva desta quarta (16).

A volta do horário de verão foi trazido a tona novamente pelo ministro de Minas e Energia por conta da seca no país. No entanto, a discussão aumento por conta do início do período chuvoso e da pressão de setores como empresas áreas, que afirmam ter passagens vendidas. Já o setor de turismo e bares e restaurantes defendem o horário de verão.

Na semana passada, o ministro Alexandre Silveira avaliou que o período mais relevante para a aplicação do horário de verão é de 15 de outubro a 30 de novembro.

Entrevista sobre horário de verão e restabelecimento da energia

Silveira, o titular da pasta também apresentará um balanço das ações da “força-tarefa” criada pelo MME para o restabelecimento da energia na região metropolitana de São Paulo.

Mais cedo, o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mostrou que o ministro aguardava complementos ao estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sobre a viabilidade da volta, ainda neste ano, do horário de verão.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui