Questão de vestibular afirma que Jair Bolsonaro é ligado ao fascismo e "critofascismo"
Vestibulandos de medicina da Universidade Positivo (UP), de Curitiba, se depararam com uma questão no mínimo controversa. Na parte da avalição que abordou “Ciências Humanas”, uma das questões relacionou o presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) à “variantes modernas de fascismo, como o neofascismo, critofascismo e o fundamentalismo”.
A prova aplicada no último domingo (15), apresentava na questão número 38 quatro alternativas em que os estudantes deveriam marcar verdadeiro ou falso. Entre as opções apresentadas estava a afirmação: “O bolsonarismo é um fenômeno que mescla populismo, com variantes modernas de fascismo, como o neofascismo, critofascismo e o fundamentalismo.” Segundo o gabarito do material, a alternativa mencionando o presidente seria verdadeira.
Com a repercussão do assunto, a UP divulgou um comunicado em suas redes sociais, esclarecendo que a elaboração e aplicação da prova foram realizados pela empresa rede Aietec-Instituto Consultec de Educação. A instituição também disse que após tomar conhecimento do caso, solicitou a anulação da questão. A instituição, que pertence ao Grupo Cruzeiro do Sul, afirma que tem compromisso com valores de pluralidade e independência político partidária e religiosa.
Já a empresa Aietec-Instituto Consultec de Educação assumiu que houve impropriedade na abordagem da questão e lamentou que a percepção sobre o item elaborado tenha gerado incômodo. A empresa ainda destacou que a questão será anulada para não prejudicar os candidatos.