Raio-X das eleições 2024 e o cenário da corrida eleitoral
O Paraná possui mais de 8,6 milhões de eleitores aptos a votar; veja como será a disputa para a Prefeitura e para a Câmara Municipal das cidades paranaenses
As eleições de 2024 vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o Brasil – exceto no Distrito Federal e no arquipélago de Fernando de Noronha. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno será realizado no dia 27 de outubro, caso seja necessário, em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Apesar de ainda faltarem cerca de três meses para a votação, a corrida eleitoral já teve início. Desde o último sábado (20), até o dia 5 de agosto, acontecem as convenções partidárias. Durante estas reuniões de partidos, são decididos e apresentados os candidatos que vão concorrer aos cargos municipais em 2024.
Após a definição de candidatura, o prazo para que os partidos registrem os candidatos na Justiça Eleitoral vai até dia 15 de agosto.
- Leia mais: Eleições 2024: transporte público de Curitiba é tema de primeiro episódio de série da RICtv
Candidatos às prefeituras das principais cidades do PR
Os candidatos que vão concorrer às prefeituras das cidades do Paraná serão oficializados até o final do prazo de convenções partidárias. No entanto, os partidos já adiantaram os nomes que devem ser anunciados nos eventos. É preciso lembrar que, até a data das convenções, os nomes citados são considerados como pré-candidatos.
As coligações partidárias serão atualizadas no texto abaixo conforme anúncio em convenção.
Curitiba:
- Samuel de Mattos (PSTU)
- Luciano Ducci (PSB)
- Ney Leprevost (União Brasil)
- Andrea Caldas (Federação PSOL-REDE)
- Luizão Goulart (Solidariedade)
- Eduardo Pimentel (PSD)
- Roberto Requião (Mobiliza)
- Beto Richa (Federação PSDB-Cidadania)
- Maria Victoria (Progressistas)
- Cristina Graeml (PMB)
Clique e veja o calendário de convenções partidárias de Curitiba.
Maringá:
- Silvio Barros (Progressistas)
- Edson Scabora (PSD)
- Evandro Oliveira (Federação PSDB-Cidadania)
- Edson Scabora (PSD)
- Humberto Henrique (Federação PT, PV e PC do B)
- Homero Marchese (Novo)
- Delegado Jacovós (PL)
- Do Carmo (União Brasil)
- José Santos (Mobiliza)
Clique e veja o calendário de convenções partidárias de Maringá.
Londrina:
- Isabel Diniz (Federação PT,PV e PCdoB)
- Tercílio Turini (MDB)
- Coronel Villa (Federação PSDB, Cidadania)
- Barbosa Neto (PDT)
- Maria Tereza (PROGRESSISTAS)
- Thiago Amaral (PSD)
- Diego Garcia (Republicanos)
Clique e veja o calendário de convenções partidárias de Londrina.
Cascavel:
- Marcio Pacheco (PP)
- Lilian Porto (PT)
- Edgar Bueno (PSDB)
- Fernando Mantovani (MDB)
- Renato Silva (PL)
- Coronel Lee (Agir)
- Henrique Mecabo (NOVO)
Clique e veja o calendário de convenções partidárias de Cascavel.
Toledo:
- Beto Lunitti (PSD)
- Mario Costenaro (Republicanos)
- Nelsi Welter (Federação PT,PV e PCdoB)
Clique e veja o calendário de convenções partidárias de Toledo.
A idade mínima para ser candidato a prefeito ou vice-prefeito é de 21 anos, completados até o dia da posse. Para vereador, o requisito é ter, no mínimo, 18 anos completados até a data do pedido da candidatura.
Datas importantes durante a corrida eleitoral
As convenções eleitorais apresentam os candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores até o dia 5 de agosto. Depois, o prazo final para o registro de candidaturas na Justiça Eleitoral é até o dia 15 de agosto. A propaganda eleitoral tem início no dia 16 de agosto – até lá, qualquer pedido explícito de voto é passível de multa.
Propaganda eleitoral
A exibição da propaganda no horário eleitoral gratuito em rádio e TV começa no dia 30 de agosto e vai até o dia 3 de outubro. No segundo turno, o horário eleitoral gratuito deve ir ao ar de de 11 a 25 de outubro.
Prestação de contas
Do dia 9 a 13 de setembro os candidatos deverão enviar a prestação parcial de contas pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A divulgação dos nomes de doadores e valores doados será feita no dia 15 de setembro.
As prestações de contas finais de campanha referentes ao 1º turno deverão ser encaminhadas à Justiça Eleitoral até 5 de novembro. Já as prestações de contas tanto do 1º turno quanto do 2º turno devem ser feitas até 16 de novembro.
Prisão de candidatos e eleitores
Candidatos não poderão ser presos, exceto em caso de flagrante, a partir do dia 21 de setembro. Já os eleitores não poderão ser presos a partir do dia 1º de outubro, exceto em caso de flagrante, cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.
Justificativa eleitoral
As justificativas de ausência na votação no primeiro turno devem ser feitas até 5 de dezembro, em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos portais do TSE e dos TREs na internet. A justificativa do 2º turno deverá ser feita até 7 de janeiro de 2025.
Cenário das eleições no Paraná
O Paraná tem, em 2024, cerca de 8,6 milhões de eleitores aptos a votar nas eleições municipais. Os dados foram divulgados em junho pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. Segundo o levantamento, houve um aumento de 2,03% no eleitorado com relação a 2022.
Conforme os dados apresentados, Curitiba é a cidade com maior eleitorado, com 1.424.292 pessoas. Londrina é a segunda maior, com 399.855 pessoas, seguida de Maringá, com 300.423 e Ponta Grossa, com 259.566. Com o aumento do eleitorado em São José dos Pinhais, o município poderá ter, pela primeira vez, segundo turno.
Dia da votação
No dia 6 de outubro, a votação será aberta a partir das 8h, pelo horário de Brasília, com encerramento às 17h. Conforme a legislação eleitoral, o eleitor deverá escolher primeiro o número do vereador, com cinco dígitos. Depois, será o momento de votar para prefeito e vice, com dois dígitos. O resultado das eleições 2024 deve ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a partir das 17h.
- Veja também: Eleições 2024: como consultar o local de votação
Segundo turno
Em cidades com mais de 200 mil eleitores será realizado o segundo turno no dia 27 de outubro caso o candidato mais votado não tenha obtido metade mais um dos votos válidos no primeiro turno. O segundo turno é realizado somente para candidatos à prefeitura. Os dois candidatos mais votados no primeiro turno podem concorrer.
A diplomação dos eleitos deve ser realizada até o dia 19 de dezembro, em todo o país.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.