Ratinho Júnior lidera pesquisa para o Senado no Paraná, diz Paraná Pesquisas
Governador do Paraná aparece com 66% das intenções de voto, seguido por três candidatos empatados tecnicamente
O Paraná Pesquisas divulgou nesta segunda-feira (12) pesquisa eleitoral que simula a disputa pelas duas vagas do Paraná ao Senado Federal em 2026. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), lidera o levantamento com 66% das intenções de voto.
Na sequência, três candidatos aparecem empatados tecnicamente: O deputado federal Filipe Barros (PL-PR) marca 20,6% das intenções de voto, a deputada federal Gleisi Hoffman (PT-PR) pontua com 19,4% e o senador Flávio Arns (PODE-PR) anota 18,8%. A margem de erro do levantamento é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.
O deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) também foi incluído na pesquisa e recebeu 9,2% das intenções de voto. Votos brancos, nulos ou eleitores que não declararam preferência por nenhum candidato marcaram 9,3%, enquanto os entrevistados que não souberam ou não responderam registraram 5,4%.
Como a próxima eleição irá eleger dois senadores, o Paraná Pesquisas simulou os dois votos com os entrevistados. Confira abaixo como foram os resultados:
Primeiro Voto
Ratinho Júnior: 55%
Gleisi Hoffman: 10,5%
Flavio Arns: 8,4%
Filipe Barros: 7,7%
Pedro Lupion: 3,8%
Nenhum/Branco/Nulo: 9,3%
Não sabe/Não respondeu: 5,4%
Segundo Voto
Filipe Barros: 12,9%
Ratinho Júnior: 11%
Flavio Arns: 10,5%
Gleisi Hoffman: 8,9%
Pedro Lupion: 5,4%
Leia também:
- Moro lidera corrida ao Governo do Paraná em 2026, segundo Paraná Pesquisas
- Com Alexandre Curi presidente, nova mesa diretora da ALEP é definida
- Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda, morre aos 96 anos
Metodologia da pesquisa
O Paraná Pesquisas entrevistou pessoalmente 1.508 eleitores em 64 municípios do estado do Paraná entre os dias 1º e 4 de agosto de 2024.
Foram entrevistados 509 eleitores na Mesorregião Metropolitana de Curitiba e 999 nas mesorregiões paranaenses Noroeste, Centro Ocidental, Norte Central, Norte Pioneiro, Centro Oriental, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste.
A amostragem da pesquisa prevê grau de 95% de confiança, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais, 4,4 pontos percentuais para as entrevistas na Mesorregião Metropolitana de Curitiba e 3,2 pontos percentuais no restante do estado.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui