Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) e disputam 2º turno no Rio Grande do Sul

Publicado em 2 out 2022, às 20h56. Atualizado às 22h15.

As eleições para governador do Rio Grande do Sul serão definidas apenas no 2º turno. Neste domingo (2), Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) foram os mais votados, entretanto não alcançaram o mínimo de 50% dos votos válidos. Na disputa de hoje, por volta das 22h13, com 100% das urnas apuradas foi confirmado o segundo turno. Lorenzoni atingiu 37,5% dos votos e Leite, que busca a reeleição, teve 26,81% dos votos.

O 2º turno das eleições 2022 será realizado no dia 30 de outubro. Já a partir das 17h desta segunda-feira (3), os candidatos podem voltar a fazer campanha com carreatas e distribuição de materiais de propaganda política. Na próxima sexta-feira (7) terá início o horário eleitoral na rádio e TV.

Quem é Eduardo Leite?

Eduardo Leite foi eleito governador do Rio Grande do Sul em 2019 e busca a reeleição. Antes de assumir o governo do estado, o bacharel em Direito foi prefeito e vereador na cidade de Pelotas.

O político, que tem 37 anos, é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), e tem como vice Gabriel Souza (MDB). Em 28 de março deste ano, Leite renunciou ao cargo de governador no Palácio Piratini para concorrer à presidência da República, porém, o partido não lançou candidato ao cargo e Leite confirmou a disputa pela reeleição no Rio Grande do Sul.

Quem é Onyx Lorenzoni?

Onyx Lorenzoni tem 67 anos, natural de Porto Alegre (RS) e pai de quatro filhos. O político é formado em medicina veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), empresário e filiado ao Partido Liberal (PL). Na chapa “Pra Defender e Transformar o Rio Grande”, o político tem Cláudia Jardim como vice.

Na política, Onyx foi eleito duas vezes deputado estadual e possui cinco mandatos consecutivos como deputado federal. Em duas oportunidades Onyx tentou a prefeitura de Porto Alegre, porém, em 2004 ficou em 3º lugar com 9,9% dos votos, e em 2008 ficou em 4º lugar com 4,9%.

Onyx também atuou em secretarias do governo federal. Na gestão de Bolsonaro o político foi Ministro do Trabalho e Previdência, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência e 2º Ministro da Cidadania. Já na gestão de Michel Temer, Onyx foi Ministro-Chefe do Gabinete de Transição Governamental.

Esta será a primeira vez de Onyx Lorenzoni como governador do Rio Grande do Sul.