Saiba como fazer denúncias de irregularidades eleitorais pelo app Pardal

por Thiago Fedacz Anastacio
Com informações de Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e supervisão de Giselle Ulbrich
Publicado em 1 set 2022, às 05h30. Atualizado em: 31 ago 2022 às 22h00.

O aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serve como um meio de fácil acesso para que qualquer cidadão envie denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais de todo o país.

Logo na aba inicial do aplicativo é possível encontrar o local de formulação de denúncias. O processo é constituído por quatro partes: a indicação de onde a denúncia ocorreu, quem é o alvo da denúncia, a descrição com provas e o informe com os dados do denunciante. O envio também pode ser anônimo.

Vale lembrar que para realizar a denúncia é preciso ter provas concretas do partido ou candidato acusado, seja através de vídeo, foto ou até mesmo áudio. O material é encaminhado diretamente para o Ministério Público do estado do denunciante.

O aplicativo está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.

O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais da Apple Store e Google Play e o uso é gratuito para tablets e smartphones