Saiba o que dizem as pesquisas para presidente divulgadas em agosto, no Paraná
Nesta eleição de 2022, temos uma grande quantidade de pesquisas sendo divulgadas, com metodologias diversas e resultados divergentes. Tanto é que tenho recebido vários questionamentos sobre a confiabilidade ou não destas pesquisas e como evitar que o excesso de informação vire ruído.
- Leia mais do Jeulliano Pedroso: Ratinho Junior cresce, mas Requião ainda lidera em Índice de Exposição Digital
Assim, optei por apresentar neste texto um gráfico com os resultados das duas pesquisas para presidente realizadas aqui no estado do Paraná no mês de Agosto, cujos relatórios completos pude ter acesso.
Realização IRG:
- Campo realizado em: 08 e 12 de agosto de 2022;
- Entrevistas por telefone.
Realização IPEC (ex-IBOPE):
- Campo realizado em: 19 e 21 de agosto de 2022;
- Entrevistas presenciais.
- Leia mais do Jeulliano Pedroso: Por que um vereador concorre a deputado?
Gráfico 1 – Agregado de pesquisas presidenciais Paraná
Em ambas as pesquisas, o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) lidera as intenções de votos no Paraná. Entretanto, um dos institutos apresenta uma diferença a seu favor de 19,2% (IRG), enquanto o outro mostra uma vantagem de apenas 6% (IPEC). O que pode explicar uma diferença de mais de 13% entre uma consulta e outra? Posso elencar duas entre outras possibilidades:
- Intervalo de tempo entre as coletas: pesquisas captam o momento e a simpatia por uma ou outra candidatura, podendo variar no decorrer dos dias. Somado a este fato, uma das pesquisas foi realizada quando o horário eleitoral já havia iniciado;
- Forma de coleta (presencial OU telefone): pesquisas realizadas por telefone tem uma tendência de distorcer a representação da população com maior renda, pois pessoas com renda menor teriam dificuldades em atender ligações durante o horário de expediente e evitariam números desconhecidos. Já pesquisas realizadas presencialmente têm relação inversa, pois pessoas com poder aquisitivo mais alto costumam transitar pela cidade de carro ou frequentar locais de difícil acesso para pesquisadores (clubes, shoppings, condomínios).
Compreendendo os limites de ambas as pesquisas, recomendo ao leitor atento que olhe os dados compreendendo as tendências que eles apontam, a principal delas é que o Paraná tende a seguir seu retrospecto de votar majoritariamente contra os candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT).
Vamos acompanhar juntos o que as pesquisas de setembro apresentarão.
Sobre o colunista
Jeulliano Pedroso é sociólogo, formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e mestrando em Antropologia Social também pela UFPR. Atualmente é Analista-chefe na Brasil Sul Inteligência.