Saiba quem é Elizabeth Schmidt, prefeita reeleita em Ponta Grossa

Elizabeth Schmidt desbancou Mabel Canto (PSDB) e conquistou 53,72% do eleitorado, enquanto a adversária totalizou 46,28% dos votos válidos

por Redação RIC.com.br
com informações de Brayan Valêncio
Publicado em 28 out 2024, às 06h00. Atualizado em: 27 out 2024 às 21h40.

Elizabeth Schmidt (União) foi eleita prefeita de Ponta Grossa no último domingo (27), com 53,72% dos votos válidos, Elizabeth tem 73 anos seguirá com o segundo mandato consecutivo no comando da cidade.

ponta grossa
Elizabeth Schmidt foi reeleita prefeita de Ponta Grossa com 90.407 votos (Foto: Divulgação PSD)

A política começou na vida pública nos anos 2000, quando foi a primeira mulher a se candidatar a vice-prefeita da cidade dos Campos Gerais.

De 2005 a 2012, foi secretária municipal de Cultura e Turismo de Ponta Grossa durante a gestão do prefeito Pedro Wosgrau filho, do PSDB. Entre 2015 e 2016 foi secretária municipal de Administração, acumulando com a secretaria de Gestão de Recursos Humanos, na gestão do prefeito Marcelo Rangel, então no hoje extinto PPS.

Em 2017 assumiu como a primeira vice-prefeita da história de Ponta Grossa, ao vencer a eleição na chapa do então prefeito Marcelo Rangel.

Em 2020 foi escolhida pelo PSD para ser candidata a sucessão de Rangel e se tornou a primeira prefeita de Ponta Grossa.

Elizabeth Schmidt e os partidos

Em 2024 enfrentou desgastes dentro do próprio PSD, que decidiu apoiar a candidatura do próprio Marcelo Rangel, que tentava voltar ao comando da cidade.

Sem espaço na legenda, buscou abrigo no PL e chegou a se encontrar com o ex-presidente Jair Bolsonaro na tentativa de obter apoio para se manter prefeita. Com a aproximação entre PSD e o PL, acabou mais uma vez sem espaço na política partidária.

A última alternativa foi o União Brasil, que decidiu apoiar a tentativa de reeleição. Em uma disputa acirrada desde o início da corrida eleitoral, Elizabeth desbancou o ex-colega de chapa e chegou ao segundo turno, repetindo a disputa que travou em 2020.

Como uma reprise do que aconteceu há quatro anos, Elizabeth Schmidt se mantém à frente da gestão do município que conta com 358 mil habitantes e terá um orçamento de um bilhão e 890 milhões de reais para o ano que vem.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui