Sargento Tânia Guerreiro poderá ocupar lugar de Márcio Barros no Conselho de Ética
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (30), na Câmara de Vereadores de Curitiba, o vereador Mauro Ignácio (União), líder do bloco parlamentar União/MDB, indicou a vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União) como representante do grupo no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. Caso a indicação seja aceita, ela substituirá o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), que pediu para sair do Conselho após o vazamento de um áudio relacionado ao vereador Renato Freitas (PT).
Freitas passa por um Processo Ético Disciplinar (PED) por de quebra de decoro parlamentar, por ter entrado numa igreja no Largo da Ordem, em Curitiba, para protestar contra o racismo. No decorrer do PED, o vereador Márcio Barros mandou um áudio para um conhecido, falando sobre como ele previa a votação final do PED. Nele, Barros revela quais vereadores já tinham confirmado que votariam a favor da cassação e também diz que era preciso pressionar a vereadora Noêmia Rocha (MDB), que ainda estava indecisa, para também votar pela cassação. O áudio vazou e foi usado pelo advogado de Freitas para tentar anular o PED.
Mas Márcio Barros solicitou sua saída do Conselho de Ética antes que chegasse a data votação. O PED continuou e, na votação final, os vereadores optaram pela cassação, medida que ainda vai à votação do plenário da CMC.
Desde então, a cadeira ocupada por Barros no Conselho de Ética está vazia.