Secretário de Educação do Paraná fez “entrevista de emprego” com Bolsonaro
O Secretário de Educação e Esportes do Paraná, Renato Feder, saiu animado da reunião com o presidente Jair Bolsonaro essa manhã. Ele brinca que falou como “candidato” ao cargo, e que o presidente quis saber seu histórico e qual era sua proposta de retomada das aulas no pós-pandemia. O tom da conversa foi de uma entrevista de emprego, mas não houve o convite oficial. Feder deixou claro a Bolsonaro que aceitaria o cargo de Ministro.
Bolsonaro disse a Feder que a meta do próximo ministro será a aprovação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e inserir mais tecnologia nas escolas. O secretário do Paraná tem apoio do governador Ratinho Júnior, do ministro das Comunicações, Fábio Faria, de outros ministros militares e também de empresários, como o dono da construtora Tecnisa, Meyer Nigri.
Feder é mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP), já foi diretor de escola e atuou em empresas de tecnologia. Atualmente é Secretário de Educação do Paraná, e foi o responsável por implementar um projeto de teleaula que atende um milhão de estudantes da rede pública estadual durante a pandemia. Em uma parceria com emissoras de televisão e operadoras de celular, os conteúdos são repassados em TV aberta e as avaliações entregues por aplicativos de telefone, sem consumir o pacote de dados dos alunos.