Seu título de eleitor foi cancelado? Veja como descobrir

O título de eleitor pode ficar irregular por diversos motivos. Entre eles: falecimento, duplicidade, ausência nas votações, entre outros

por Carol Machado
Com informações do TSE
Publicado em 28 jun 2024, às 15h23. Atualizado em: 17 jul 2024 às 19h42.

As eleições municipais de 2024 acontecem em outubro, mas os eleitores que não estiverem com o título de eleitor regularizado não poderão votar. A consulta do documento pode ser feita pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Há diversos motivos para um título de eleitor estar cancelado (Foto: reprodução/TSE)

Após acessar o site, clique em “Título de eleitor”, na aba de serviços. Em seguida, clique em “Situação eleitoral”.

(Foto: reprodução/TSE)

Logo depois basta preencher o campo com o número do seu CPF e clicar em “Consultar”.

(Foto: reprodução/TSE)

Depois que a página carregar aparecerá o status do seu título de eleitor. Caso esteja como “regular” você poderá votar normalmente. Caso seu título esteja com o status de cancelado ou suspenso, não será possível participar das eleições de 2024. O prazo para regularizar o título encerrou no dia 8 de maio.

(Foto: reprodução/TSE)

Por que o título fica irregular?

De acordo com o TSE, o documento pode ser cancelado por falecimento, duplicidade de inscrições, não comparecimento à revisão de eleitorado, ausência a três turnos eleitorais consecutivos e sentença judicial. Já o título suspenso é consequência de condenação criminal, conscrição, improbidade administrativa e recusa de cumprimento de serviço militar obrigatório.

O que acontece quando alguém fica com o título irregular?

Conforme o TSE, o cidadão que não estiver com o título de eleitor regularizado, além de ficar de fora das eleições municipais deste ano, não consegue tirar passaporte, carteira de identidade, ingressar em universidade ou renovar matrícula em instituição de ensino superior, assumir cargo comissionado ou efetivo por aprovação em concurso público, obter empréstimo em instituições públicas com crédito mantido pelo governo e ainda podem enfrentar outras restrições.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!