Simone Tebet aceita convite para o ministério do Planejamento e Orçamento de Lula
A senadora Simone Tebet (MDB) aceitou o convite para assumir o Ministério do Planejamento e Orçamento do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tebet foi candidada à presidência e apoiou o petista durante o segundo turno das eleições.
A sua participação no governo Lula era um das mais especuladas. Pela força política que desenvolveu após a campanha, Tebet era um nome que representa a abertura do governo do PT para as alianças e que reforça o caráter plural, mas também com o perigo de ofuscar as estrelas petistas.
A negociação para o ministério que Tebet iria ocupar esteve bastante ligada à força da pasta. A decisão pelo Ministério do Planejamento e Orçamento encaixa a senadora como parte do primeira escalão e com poder sobre áreas consideradas estratégias, como o Programa de Parcerias de Investimento (PPI).
Simone Tebet é senador pelo MDB e tem origem no Mato Grosso do Sul. Ela já foi prefeita da cidade de Três Lagoas por duas vezes, vice-governadora do MS e atualmente é senadora. Antes da campanha eleitoral para presidente, ele ganhou evidência como uma das pessoas mais críticas na CPI que investigou o governo bolsonaro durante a pandemia de Covid.