STF forma maioria para manter X suspenso no Brasil

Até o momento, a decisão de manter o X suspenso no Brasil continua. Ainda precisam votar os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia

Publicado em 2 set 2024, às 11h43. Atualizado às 12h24.
POST 2 DE 2

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) realizaram uma votação nesta segunda-feira (2) para determinar se o X (antigo Twitter) continuará suspenso no Brasil. A análise das votações vai até as 23h59. Atualmente os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram a favor da manutenção da suspensão. Ainda precisam votar os ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia.

A redes social X está suspensa desde sábado (31) – Foto: divulgação/ Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Anteriormente a rede social foi retirada do ar por decisão do ministro Alexandre de Moraes por não indicar representante legal no país. Durante a votação desta segunda-feira, Moraes voltou a criticar o dono do X, Elon Musk.

“Novamente, Elon Musk confunde liberdade de expressão com uma inexistente liberdade de agressão, confunde deliberadamente censura com proibição constitucional ao discurso de ódio e de incitação a atos antidemocráticos”, disse o ministro.

Flávio Dino demonstrou apoio na decisão de manter o X fora do ar no Brasil e afirmou que o conjunto de leis brasileiras exclui qualquer imposição estrangeira.

“Não há democracia sem soberania, e a ausência de soberania significa o fim da própria democracia, destruindo a cidadania e os direitos humanos, incluindo a garantia da liberdade”, declarou.

Além disso, Dino citou que não importa a condição social de uma pessoa, ela não está imune as leis.

“O poder econômico e o tamanho da conta bancária não conferem uma esdrúxula imunidade de jurisdição”, destacou. As informações são do portal R7.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!