Tiago Amaral (PSD) irá criar órgão para fiscalizar corrupção em Londrina

O deputado estadual ainda falou das propostas que têm para áreas como educação, segurança e à população em situação de rua

Publicado em 28 ago 2024, às 18h08.

Tiago Amaral (PSD) foi sabatinado nesta quarta-feira (28) pelo Balanço Geral Londrina e reafirmou que pretende criar um órgão para fiscalizar a corrupção na Prefeitura.

Tiago Amaral (PSD) irá criar órgão para fiscalizar corrupção em Londrina
Candidato foi o terceiro entrevistado pelo Balanço Geral Londrina (Foto: Reprodução/RICtv)

O deputado estadual ainda criticou a política de impostos na gestão de Marcelo Belinati (PP). “Londrina não pode depender do aumento de IPTU para pagar as contas. Precisamos gerar riquezas por meio da indústria e do turismo, porque se não o nosso comércio vai empobrecer”, disse.

A entrevista com Tiago Amaral e as demais sabatinas à Prefeitura de Londrina estão sendo conduzidas pelo apresentador do Balanço Geral Londrina, Gustavo Parra, e pelo comandante do Cidade Alerta Londrina, Vinícius Buganza.

Leia também:

Confira abaixo os principais temas discutidos por Tiago Amaral na sabatina em Londrina:

Saúde

Tiago Amaral apontou que Londrina precisa avançar na organização do sistema público de saúde, em especial no controle das filas e na melhoria do atendimento à população.

“Organização dentro do sistema de saúde é fundamental, para agilizar o atendimento dos problema. Nós faremos o monitoramento em tempo real das filas e do acúmulo de pessoas em cada unidade, para que possamos agilizar essa questão na hora. Nós precisamos tratar os moradores como clientes da Prefeitura de Londrina, não como se fosse sorte conseguir um atendimento”, pontuou.

O candidato ainda apontou que é preciso melhorar o monitoramento de doenças crônicas no município para que haja maior assertividade nas políticas de saúde. “Hoje o município não sabe quantas pessoas tem diabetes, hipertensão e outras doenças. Se não tiver esses danos, como se faz gestão?”, questionou.

Educação

O principal ponto defendido por Tiago Amaral é o número de vagas em creches em Londrina. Na visão do candidato, construir novos espaços não é suficiente.

“Nós faremos mais contratações para educadores. Mas não podemos esperar uma criança fazer três anos para abrir uma vaga na creche. Então vamos contratar vagas em creches particulares quando não há vagas nas públicas”, explicou.

População em situação de rua

Tiago Amaral criticou a atual secretaria de assistência social de Londrina. Na visão do candidato, o órgão utiliza mal o orçamento de R$ 135 milhões para resolver essa questão.

“A primeira política é, na rua, não. Não é humano, não é cristão deixar essas pessoas nessa situação. Nós já temos hoje diversas instituições que prestam bons serviços nessa área e nós vamos ampliar esse atendimento. Mas também temos que qualificar e dar emprego a essas pessoas”, reforçou.

Corrupção

Tiago Amaral também deu mais detalhes sobre a criação da agência de combate à corrupção que pretende implantar na Prefeitura de Londrina.

“A Agência Anticorrupção é uma agência é uma estrutura independente, mas dentro da Prefeitura, e que vai acompanhar todos os processos para garantir que não haja corrupção”, declarou.

Segurança

Para fechar, Tiago Amaral disse que pretende ampliar as ações da Guarda Municipal de Londrina e que aguarda a aprovação no Congresso Nacional da criação das Polícias Municipais.

“Ela precisa estar integrada com as outras forças de segurança. Eu defendo que a gente tenha a polícia municipal. Eu quero que ela entre em locais que outras forças às vezes não conseguem andar, dentro das periferias, dentro dos bairros e também dentro das escolas. Vamos contratar entre 90 e 100 novos guardas municipais”, finalizou.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!