Quatro vereadores de Curitiba não vão tentar reeleição; veja quem são
De acordo com o portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram listados 734 candidatos a vereadores até o momento, no entanto, a Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para julgar todos os pedidos
Apenas quatro vereadores de Curitiba não vão tentar a reeleição no dia 6 de outubro nas eleições municipais de 2024, que vai eleger 38 representantes. Até o momento, foram registrados 734 nomes, de acordo com o portal DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Apesar do número, a Justiça Eleitoral tem até o dia 16 de setembro para julgar todos os pedidos de registros, ou seja, após o prazo o número pode ser alterado.
De todos os 38 vereadores eleitos, apenas quatro nomes não vão tentar a reeleição. Herivelto Oliveira, Professora Josete, Tito Zeglin e Sabino Picolo não irão participar das eleições de 2024.
Vereadores de Curitiba: veja quem não vai tentar reeleição
Herivelto Oliveira
Herivelto Oliveira foi eleito vereador em 2020 após se eleger com 6.441 votos. O jornalista confirmou que não será candidato neste ano para seguir novos desafios e por ser favorável a renovação na Câmara.
“Esses seis anos que fiquei na câmara dá 10% da minha vida. Acho que é um tempo bom […] então cada 6, 8, no máximo 10 anos, acho que a gente precisa renovar os vereadores, colocar sangue novo no espaço, eu acho que isso é muito bom. Basicamente é isso, estou saindo da câmara para fazer novas coisas, novos desafios, mas não tenho nada fechado ainda exatamente o que eu vou fazer”, revelou.
Além disso, Herivelto não poderia se candidatar já que assumiu a Prefeitura de Curitiba de forma interina durante uma viagem do prefeito Rafael Greca em junho de 2024, durante período eleitoral.
Professora Josete
Professora Josete cumpre seu quinto mandato como vereadora, mas também não irá concorrer à reeleição em 2024. Através das redes sociais, a política revelou que “é hora de dar lugar para novos quadros”.
“Em 2024 encerro meu ciclo da Câmara, mas não na vida política. Acredito que já dei minha contribuição como vereadora e é hora de dar lugar à novas lideranças. Seguirei atuando no controle social, no movimento de mulheres, na luta pela educação e na vida partidária”, revelou professora Josete.
Tito Zeglin
Tito Zeglin, que está em seu nono mandato como vereador, também ocupa a lista dos representantes que não vão se reeleger na capital paranaense. Tito informou que se aposentou para apoiar a candidatura do filho, Tiago Zeglin.
“Ele entendeu que esse é o momento para isso, estando próximo de concluir 9 mandatos, um recorde na história da Câmara Municipal de Curitiba”, relatou a assessoria do político.
Sabino Picolo
Sabino Picolo está em seu sétimo mandato como vereador de Curitiba, sendo reeleito em 2020 com 6.061 votos. Picolo não fez o registro da candidatura para reeleição no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo o site DivulgaCand.
O portal RIC.com.br entrou em contato com a assessoria do vereador e deixa espaço aberto caso ele queira manifestar o motivo de não tentar a reeleição.
*ERRATA: anteriormente, o portal havia apurado que apenas três vereadores não iriam tentar a reeleição, mas foi verificado que o vereador Sabino Picolo (PSD) também não irá participar da disputa das eleições municipais em 2024. Por isso, a matéria foi atualizada.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui