Trump, Kamala, West, Stein ou Oliver: conheça o próximo presidente dos EUA
Cinco candidatos concorrem ao maior número de delegados nos 50 estados norte-americanos
A votação para definir o próximo presidente dos EUA é realizada nesta terça-feira (5) e cinco candidatos concorrem ao cargo: Donald Trump, Kamala Harris, Cornel West, Jill Stein e Chase Oliver.
Desses cinco candidatos, apenas dois são apontados com chances reais de serem o próximo presidente dos EUA: Trump pelo Partido Republicano e Kamala Harris pelo Partido Democrata.
As Eleições nos EUA adotam o modelo de Colégio Eleitoral. Dessa forma, cada estado conta com representantes que decidem como os votos daquele local serão encaminhados.
As únicas exceções são os estados de Nebraska e Maine, que distribuem o número de delegados votantes de acordo com o percentual de votos recebidos pelos candidatos.
Ao todo, 538 delegados estão divididos entre os 50 estados dos Estados Unidos. Dessa forma, Trump e Kamala precisam de no mínimo 270 desses representantes para conquistar a presidência do país.
Trump e Kamala conquistam esses delegados ao vencer a votação nos estados, sendo que cada local tem um número específico de representantes, de acordo com a população.
Confira abaixo o número de delegados em cada estado dos Estados Unidos:
- Califórnia: 54
- Texas: 40
- Flórida: 30
- Nova York: 28
- Illinois: 19
- Pensilvânia: 19
- Ohio: 17
- Georgia: 16
- Carolina do Norte: 16
- Michigan: 15
- New Jersey: 14
- Virgínia: 13
- Washington: 12
- Arizona: 11
- Indiana: 11
- Massachusetts: 11
- Tennessee: 11
- Colorado: 10
- Maryland: 10
- Minnesota: 10
- Missouri: 10
- Wisconsin: 10
- Alabama: 9
- Carolina do Sul: 9
- Kentucky: 8
- Louisiana: 8
- Oregon: 8
- Connecticut: 7
- Oklahoma: 7
- Arkansas: 6
- Iowa: 6
- Kansas: 6
- Mississippi: 6
- Nevada: 6
- Utah: 6
- Nebraska: 5
- Novo México: 5
- Havaí: 4
- Idaho: 4
- Maine: 4
- Montana: 4
- New Hampshire: 4
- Rhode Island: 4
- Virgínia Ocidental: 4
- Alaska: 3
- Dakota do Norte: 3
- Delaware: 3
- Distrito de Colúmbia (D.C.): 3
- Dakota do Sul: 3
- Vermont: 3
- Wyoming: 3
Confira abaixo um perfil de cada um dos candidatos à presidente dos EUA:
Donald Trump
O candidato do Partido Republicano tem 78 anos de idade e disputa pela terceira vez consecutiva as Eleições Presidenciais dos EUA.
Trump foi eleito presidente em 2016, mas quatro anos depois foi derrotado pelo democrata Joe Biden e agora tenta retomar o cargo.
Antes da vida política, Trump se graduou em Economia pela Universidade da Pensilvânia em 1968. Três anos depois, recebeu do pai o controle da Elizabeth Trump & Son, empresa do setor de construção civil.
Desde então, o empresário se tornou uma das principais personalidades dos EUA, tendo comandado o reality show O Aprendiz, no qual diversos participantes disputavam uma vaga dentro das empresas de Trump.
Essa notoriedade pública, fez com que Trump se aproximasse da vida pública, sendo vencedor das prévias republicanas em 2016. Desde então, o político se tornou um dos principais influenciadores da direita em todo mundo.
Kamala Harris
Advogada de 60 anos, Kamala foi a primeira mulher a ser nomeada procuradora-geral da Califórnia, tendo ocupado o cargo de 2011 a 2017.
Kamala deixou o cargo para se candidatar ao senado na Califórnia e foi eleita pelo Partido Democrata.
Em 2021, Biden e o Partido Democrata decidiram escolher Kamala como vice-presidente na chapa e ela se tornou a primeira mulher negra a ocupar o cargo.
Kamala seria novamente a vice na chapa de Biden, mas após desempenho abaixo do esperado do atual presidente em debates e nas pesquisas eleitorais, a ex-senadora foi nomeado pelo Partido Democrata como cabeça da chapa.
Caso seja eleita presidente dos EUA, Kamala será a primeira mulher a ocupar o cargo.
Leia também:
- Eleições nos Estados Unidos: entenda disputa entre Trump e Kamala
- Observador brasileiro vê “clima tranquilo” em votação nos Estados Unidos
Cornel West
West é um filósofo, escritor, ator, crítico social, ativista dos direitos humanos e professor na Universidade de Princeton.
Nas eleições deste ano, West é o candidato que mais defende pautas de esquerda, tendo se autonomeado como um “socialista, não marxista”.
West também tem grandes ligações com pautas sociais, em especial, com os direitos de pessoas negras. O professor chegou a afirmar que os EUA é uma nação “patriarcal racista”.
Além da carreira acadêmica, West fez aparições em produções cinematográficas como na trilogia Matrix, além de ter lançados e produzido álbuns musicais com artistas como Prince e Andre 3000.
Jill Stein
Stein representa o Partido Verde e foi candidata a presidente dos EUA em 2012 e 2016, além de postulante ao cargo de governadora de Massachusetts em 2002 e 2010.
A candidata chegou a receber mais de 1,4 milhão de votos em 2016 e é apontada por especialistas como alguém que pode retirar votos de Kamala nos Swing-States (estados chaves na disputa pela presidência).
Stein é formada em Medicina, com especialização em Clínica Médica e pós-graduação em Harvard e na Harvard Medical School.
Após anos como médica e professora na área, Stein se aposentou do segmento em 2006 e desde então se tornou uma ativista das causas climáticas e dos direitos sociais nos EUA.
Chase Oliver
Oliver é o candidato do Partido Libertário. Único candidato assumidamente homossexual, defende pautas como o acesso livre e irrestrito ao armamento pela população norte-americana.
Em 2022, Oliver ganhou destaque nacional ao receber 2% dos votos na disputa pelo Senado na Geórgia, o que forçou um segundo turno entre os candidatos democratas e republicanos.
A revista Rolling Stone chegou a nomear Oliver como o libertário mais influente dos EUA, tendo o candidato se filiado ao partido em 2010.
Entre 2003 e 2009, Oliver foi filiado ao Partido Democrata.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!