União Brasil e Podemos alteram data de convenção partidária no Paraná
Os partidos União Brasil e Podemos alteraram a data da convenção partidária nesta segunda-feira (25). As reuniões, que começaram no dia 20 de julho, tem até o dia 5 de agosto para serem finalizadas, conforme determina o calendário estabelecido pelo Ministério Público Federal (MPF).
O União Brasil, que faria sua convenção no próximo domingo (31), alterou a data para o dia 2 de agosto, uma terça-feira. O comunicado afirma que a reunião vai acontecer no Espaço Torres (Rua Pergentina Silva Soares, 159, bairro Jardim Botânico) às 9h.
A convenção do Podemos, que ocorreria no sábado (30), foi transferida para 5 de agosto, último dia hábil para que os partidos realizem as suas convenções. A homologação de candidaturas será às 10h no diretório estadual do Podemos (Rua Riachuelo, 487, Centro de Curitiba).
Até o momento, 19 partidos políticos confirmaram as datas das convenções partidárias. Após essa etapa, os partidos têm até o dia 15 de agosto para registrar os candidatos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia seguinte, 16 de agosto, está liberada a propaganda eleitoral.
Convenções partidárias já realizadas no Paraná
- A convenção partidária do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Cidadania ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (20) na sede do PSDB, no bairro Ahú, em Curitiba. A reunião contou com 11 pessoas e definiu o ex-prefeito de Guarapuava, César Silvestri Filho (PSDB), como candidato ao Senado. A federação não irá lançar um candidato ao governo estadual.
- O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou, no sábado (23), os nomes de 36 candidatos a deputados estaduais do Paraná e 24 deputados federais do partido durante convenção partidária em Curitiba. Na reunião não foram lançados candidatos ao Senado e ao Governo Federal.
- A Federação Brasil da Esperança, composta no Paraná pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Verde (PV) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB) homologou a pré-candidatura de Roberto Requião (PT) ao governo estadual e Jorge Samek (PT) como vice de Requião. A convenção da federação foi realizada no sábado (23) de forma híbrida, depois dos três partidos já terem realizado suas convenções partidárias individualmente, pela manhã. A Federação deverá fazer nova convenção para definir seu candidato ao Senado.