União mostra força
O União Brasil saiu das urnas como um dos maiores partidos do Paraná. Além de garantir, praticamente sem apoios, a única cadeira do Senado com Sergio Moro (UB), a legenda emplacou a segunda maior bancada da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e o terceiro maior número de deputados federais.
Na ALEP, com uma bancada de 7 deputados – atrás apenas do PSD de Ratinho Júnior -, o União reivindica a 1ª Secretaria da mesa diretora da casa. Além disso, também já avisou que vai disputar o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e a coordenação das comissões de Segurança, Esportes e mais duas à definir.
Dirigentes do partido também lembram que há um compromisso assumido pelo governador Ratinho Júnior (PSD) de fazer a indicação de um filiado do União para uma pasta importante do executivo estadual. A aposta é que o presidente do partido, Felipe Francischini (UB), possa ocupar a Secretaria da da Justiça, Família e Trabalho. Há ainda a discussão da legenda ocupar espaços em uma importante estatal.
A estratégia de ocupação dos cargos foi traçada na semana passada, em um almoço festivo na casa do deputado Ney Leprevost (UB) , que foi alçado como principal interlocutor do grupo na ALEP.